segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TV Digital precisa de atenção já!

       TV Digital. Quando vai sair do papel?                                            

 Quando analisamos o desenvolvimento da TV Digital no Brasil vemos que o ano de 2013 foi pífio em termos de sua disseminação, inovação e cooperação com os países amigos.   

A verdade e que ficamos a mercê de políticas pretensamente voltadas para o novo, sem que estas ações trouxessem, na prática, modificações substânciais na qualidade de vida do brasileiro comum.   A TV continua sendo invencível em nossa sociedade em termos de audiência, formação massiva da opinião pública e arrebatadora inequívoca das verbas publicitárias. 

Claro que nada e estático e as movimentações de forças, no mundo da informação digital, demonstram que a pulverização dos investimentos em propaganda obedecerão a novo painel de ofertas provenientes das mais diversas plataformas.

 Fenômenos sociológicos vem, entretanto, criando novos cenários no convívio dos agentes convergentes. O  nível de atenção a programação broadcasting subiu acentuadamente nos EUA a partir de condutas ditas "disruptivas" , ou seja, as que quebram regras estabelecidas a partir da vontade do cidadão/usuário.                            

 Hoje a escolha do que ver, ouvir ou ler  parte da audiência que no pais norte-americano tem chegado a níveis racionais de equilíbrio, motivados pela crise econômica global e pela escassez de empregos. Deste modo, a TV Network, aberta e gratuita vem apresentando crescimento bem acentuado, já chegando, de acordo com a ultima pesquisa Nielsen/13, a casa dos 17% da preferência dos estadunidenses.                                  

Para tanto, já e visível a simbiose entre os serviços Over the Top e Vídeo on Demand com o de TV broadcasting e um consequênte desligamento nestas residências dos serviços de TV por assinatura, o mais popular por lá. E o conhecido "cord-cutting" a que já nos referimos algumas vezes neste blog.                                     

Em suma, em tempos de big data, computação em nuvem, chineses na lua, a TV Digital aberta e gratuita e uma realidade viva  e crescente.                                     

Prometo voltar a esta análise tentando por em discussão meu ponto de vista pontuando os "porquês" desta opção considerada por muitos em nosso pais um investimento inútil e baseado em estruturas e modelos anacrônicos. 

Andre Barbosa Filho  abfdigital.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário