sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Google desafia lideranca da Intel ao entrar no mundo dos semicondutores


Google ameaça Intel ao estudar desenvolvimento de chips
Buscador está estudando desenvolver seus próprios processadores para servidores usando tecnologia da ARM Holdings Plc
Pichi Chuang/Reuters
Joe Kava, vice-presidente de centros de dados do Google, caminha pelas instalações do sistema de resfriação no data center da companhia em Taiwan
Joe Kava, vice-presidente de centros de dados do Google, caminha pelas instalações do sistema de resfriação no data center da companhia em Taiwan


O domínio da Intel Corp. em semicondutores já está ameaçado pela opção do mercado por dispositivos móveis. A Google Inc. está prestes a piorar essa situação.

A Google está estudando desenvolver seus próprios processadores para servidores usando tecnologia da ARM Holdings Plc, disse uma fonte com conhecimento do assunto. A decisão pode significar um distanciamento ao menos parcial da Intel, que controla mais de 95 por cento do mercado de chips em servidores que usam processadores de computadores pessoais.


O empreendimento seria desafiador e caro para a Google, uma empresa orientada para softwares que lucra com a venda de anúncios na internet e outros serviços on-line. No entanto, a simples demonstração de vontade de se afastar da Intel pode ajudar a baixar os preços para a Google e levar outras empresas da internet, como a Facebook Inc. e a Amazon.com Inc., a fazerem o mesmo, disse Patrick Wang, analista em Nova York da Evercore Partners Inc.

“A Google pode estar fazendo isso pelas negociações de preço”, disse Wang. “Eles não têm que fazer isso -- eles têm apenas que falar em fazer isso”.


Ao usar seu próprio produto, a Google pode gerenciar melhor as interações entre hardware e software, disse a fonte familiar ao assunto, que pediu para não ser identificada porque as conversas são privadas. A Google, que está entre as maiores compradoras de processadores de servidores, ainda não tomou uma decisão e seus planos podem mudar, disse a fonte.

“Nós estamos ativamente envolvidos na concepção da melhor infraestrutura do mundo”, disse Liz Markman, porta-voz da Google, por e-mail. “Isso inclui tanto o desenvolvimento de hardware (em todos os níveis) quanto o de software”. Markman preferiu não dizer se a empresa desenvolverá seus próprios chips.

Mark Miller, porta-voz da Intel, e Phil Hughes, porta-voz da ARM nos EUA, preferiram não comentar.

No mês passado, a Intel, com sede em Santa Clara, Califórnia, previu poucas mudanças nas vendas no ano que vem em meio a uma queda no mercado de PCs. O CEO Brian Krzanich, promovido ao cargo em maio, está contando com um aumento da demanda por seus chips de servidores para ajudar a compensar as perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário