sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ginga BR Labs. A quem servem? TV Conectada Ou TV Digital aberta?


2º centro tecnológico Ginga BR Labs é inaugurado em Salvador. Banda larga ou TV Digital
Novo laboratório irá desenvolver principalmente aplicações de TV digital terrestre voltadas para agricultores familiares. Mas em HTML vinculada a oferta de Banda larga

TeleviõesTelevisões: dez emissoras públicas, selecionadas por meio de edital, receberão laboratórios e 40 profissionais serão capacitados


Um centro tecnológico do Ginga BR Labs foi inaugurado nesta quarta-feira no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. O novo laboratório irá desenvolver principalmente aplicações de TV digital terrestre voltadas para agricultores familiares( que precisarao ter banda larga em casa ).

Este é o segundo centro do Ginga BR Labs a ser inaugurado. O primeiro, em atividade há menos de um mês, fica na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). No total, dez emissoras públicas, selecionadas por meio de edital, receberão laboratórios e 40 profissionais serão capacitados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os centros tecnológicos estarão conectados a um repositório de conteúdos, que funcionará como uma central de aplicativos.

O Ginga BR.Labs faz parte do programa Ginga Brasil, que tem o objetivo de incentivar a produção e a difusão dos aplicativos interativos para a TV digital conectada.

A pergunta que nao quer calar: este projeto visa a interatividade com o Ginga voltado para WEB TV, Broadband TV, OTT ou VOD? Sim, porque o Ginga utilizado e o Ginga perfil A, o mesmo que esta nos televisores objeto da PPB de 2011 que obrigou o embarque do middleware nos conversores digitais embutidos nos televisores digitais fabricados a partir de 2011 e 2012 e dai por diante


Na verdade, o Ginga para TV aberta, sem conexao com a Internet e o Ginga C, ainda nao homologado no Forum da TV Digital por pressao da industria de recepcao que quer a todo custo seus projetos globais de SMART TV, com suas lojinhas on line. Este modelo de negocio, cuja massificacao e de exito duvidoso ( veja materia da WIRED, ed. de dezembro de 2012.."it's sucks"..)
norteou a escollha do Ginga no Brasil.

Assim, este projeto alvissareiro e cuja capacitacao estara a cargo da OS RNP, cuja especialidade em desenvolvimento sao redes IP, deve acompanhar a linguagem HTML que suporta os aplicativos daquelas lojinhas e proprias para o ambiente WEB.

O que queremos e o Ginga HTML ao lado do desenvolvimento das outras camadas do Ginga , especialmente a que permite Interatividade na TV aberta com canal de retorno 3G e a linguagem HTML conjugada com a linguagem audiovisual, tipica dos ambientes de producao para TV e que esta sendo testada pelo projeto BRASIL 4D da EBC em parceria com univertsidades, empresas publicas, privadas, ministerios, prefeituras e governos estaduais.




Este projeto que tem sua sequencia no Distrito Federal a partir de 15 de fevereiro, tera como foco 300 familias cadastradas no cadastro unico do Governo Federal  que receberao conversores e antenas UHF para receber o sinal digital da TV Brasil e poder participar do programa de conteudos interativos pela TV Digital interativa e assim ingressar no mundo da inclusao social.

Se estes laboratorios nao trabalharem com o perfil C do Ginga que permite o recebimento destes servicos audio-visuais, estao distantes das populacao ainda muito expressiva da populacao que nao tem banda larga e colocando os aplicativos HTML sem uso.  

Para quem sao estes laboratorios? qual o seu proposito? Banda Larga ou TV Digital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário