SUÉCIA SERÁ O PRIMEIRO PAÍS A LIBERAR USO DO CARRO SEM MOTORISTA
Volvo quer fazer história (Divulgação)
Enquanto o Google consegue avanços consideráveis com seu carro não-tripulado e desenvolvedores brasileiros apresentam avanços no carro inteligente, a Suécia deverá surpreender o mundo como o primeiro país a liberar o carro sem motorista. E já tem data para ocorrer: 2017.
Serão cerca de 100 carros em um primeiro momento, feitos pela fabricante Volvo, que serão autorizados a circular pelas estradas da cidade de Gotemburgo e arredores. A iniciativa, chamada de “Dirija-me”, tem um orçamento de 500 milhões de coroas suecas (cerca de 56 milhões de euros), o que mostra que tanto o governo quanto a iniciativa privada estão empenhados em dar esse salto na área de transportes.
O projeto começará em 2014, com a prospecção de clientes e o desenvolvimento da tecnologia necessária. Para se misturar ao tráfego, estes veículos sem motorista apreenderão a circulação em seu entorno, graças a sistemas de câmeras 360 graus, GPS e detectores que lhe permitam transitar com toda a segurança e evitar colisões.
Os futuros não motoristas serão selecionados entre o grande público e farão em seguida um curso para aprender a usar corretamente estes carros, concebidos para se adaptar ao tráfego cotidiano e estacionar de forma autônoma.
A chegada deste novo meio de trasporte traz um questionamento sobre o direito à responsabilidade, atualmente sistematicamente atribuída ao motorista. “Nós devemos prestar atenção à legislação”, disse a ministra da Infraestrutura Catharina Elmsäter-Svärd sem, no entanto, dar detalhes sobre mudanças eventuais.
Outros fabricantes de carros e inclusive a gigante americana da tecnologia, Google, caminham para se tornar os primeiros a comercializar ao grande público estas joias da tecnologia. A japonesa Nissan previu lançar no mercado seus primeiros modelos em 2020.
[Com informações da AF)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário