terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tablets tem queda em vendas pela primeira vez


Vendas de tablets caem pela primeira vez no Brasil
Android continua sendo sistema operacional dominante nos tablets vendidos no Brasil, tendo respondido por 95% de unidades comercializadas entre julho e setembro
Frederick Florin/AFP
Tablet
Tablet: 63% dos tablets vendidos no país entre julho e setembro custavam menos de R$ 500


























As vendas de tablets no terceiro trimestre no Brasil foram 2% menores que no segundo trimestre, totalizando 1,8 milhão de unidades. Foi a primeira vez em que esse mercado registrou uma queda na comparação entre trimestres consecutivos.

Os dados foram levantados pelo IDC. Uma das hipóteses para a queda poderia ser um efeito sazonal: o segundo trimestre, marcado pelo dia das Mães, seria mais forte que o terceiro, embora este tenha o dia dos Pais.

Outra explicação estaria em um evento extraordinário: houve uma venda de grande porte (600 mil unidades) para o MEC no segundo trimestre. Cabe lembrar que na comparação com o terceiro trimestre do ano passado houve crescimento de 134%.



O Android continua sendo o sistema operacional dominante nos tablets vendidos no Brasil, tendo respondido por 95% das unidades comercializadas entre julho e setembro. O preço médio do produto foi de R$ 610, o que representa uma redução de 28% em 12 meses e de 2% em relação ao trimestre anterior.

63% dos tablets vendidos no país entre julho e setembro custavam menos de R$ 500; 22%, entre R$ 500 e R$ 1 mil; e apenas 15% tinham preço acima de R$ 1 mil. Para se ter uma ideia, esse segmento mais caro respondia por 40% das vendas um ano atrás.

O IDC espera que no quarto trimestre sejam vendidos 2,6 milhões de tablets no Brasil, com o mercado sendo puxado pelo Natal e pela Black Friday. No ano, serão 7,9 milhões de unidades comercializadas. Para 2014 a expectativa é de que o País supere 10 milhões de tablets vendidos.




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