domingo, 17 de novembro de 2013

Balao deve levsr banda larga a rincoes do Brasil


Brasil testa oferta de banda larga por meio de "balão"
Projeto Conectar foi desenvolvido para levar internet às comunidades distantes dos grandes centros urbanos




Foi lançado ontem (14/11), em Cachoeira Paulista (SP), o projeto Conectar, que tem como objetivo levar o sinal de internet às comunidades distantes dos centros urbanos por meio de balões equipados com um sistema de comunicação. 

O equipamento de tecnologia aeroespacial, testado com sucesso, é uma das apostas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para ampliar o acesso à rede mundial de computadores no país.

O teste do Aeróstato Brasileiro de Banda Larga (ABBL), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi realizado no pátio do instituto.



Equipado com transceptores, o balão foi içado a 240 metros de altura, conectando-se por rádio a um ponto fixo no município e a um veículo.

Os ministros das Comunicações (Minicom), Paulo Bernardo; do (MCTI), Marco Antonio Raupp; e o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, acompanharam o teste.

Paulo Bernardo destacou a importância do projeto para levar banda larga de alta qualidade a comunidades distantes e de difícil acesso para a instalação de rede terrestre de fibra óptica. “Será fundamental para cidades isoladas da região Amazônica, que ainda não são atendidas pelas operadoras”, afirmou.

Raupp ressaltou que, caso novos testes comprovem a eficácia e viabilidade do dispositivo, o projeto poderá ser uma importante ferramenta para a ampliação do acesso à internet no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário