Brasil testa oferta de banda larga por meio de "balão"
Projeto Conectar foi desenvolvido para levar internet às comunidades distantes dos grandes centros urbanos
Foi lançado ontem (14/11), em Cachoeira Paulista (SP), o projeto Conectar, que tem como objetivo levar o sinal de internet às comunidades distantes dos centros urbanos por meio de balões equipados com um sistema de comunicação.
O equipamento de tecnologia aeroespacial, testado com sucesso, é uma das apostas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para ampliar o acesso à rede mundial de computadores no país.
O teste do Aeróstato Brasileiro de Banda Larga (ABBL), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi realizado no pátio do instituto.
Equipado com transceptores, o balão foi içado a 240 metros de altura, conectando-se por rádio a um ponto fixo no município e a um veículo.
Os ministros das Comunicações (Minicom), Paulo Bernardo; do (MCTI), Marco Antonio Raupp; e o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, acompanharam o teste.
Paulo Bernardo destacou a importância do projeto para levar banda larga de alta qualidade a comunidades distantes e de difícil acesso para a instalação de rede terrestre de fibra óptica. “Será fundamental para cidades isoladas da região Amazônica, que ainda não são atendidas pelas operadoras”, afirmou.
Raupp ressaltou que, caso novos testes comprovem a eficácia e viabilidade do dispositivo, o projeto poderá ser uma importante ferramenta para a ampliação do acesso à internet no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário