quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Tecnologias emergentes para o século 21

Os homens mais poderosos do homem parecem um tanto assustados frente às novas tecnologias e ao poder que elas demonstraram durante a Primavera Árabe. [Imagem: WEF]

É comum ver visionários de todos os tipos tentando adivinhar quais tecnologias poderão "mudar o mundo". Menos comum é ouvir o segmento econômico mais poderoso do mundo- reunido no Fórum Econômico Global - dando sua lista de desejos tecnológicos.

O documento foi preparado por uma equipe que incluiu cientistas, especialistas em cada área e políticos. Contudo, pelo tom com que ele foi apresentado, talvez fosse mais correto dizer que se trata de uma "lista de ansiedades tecnológicas".

Segundo a organização, a lista destaca "tendências tecnológicas com maior probabilidade de impactar o estado do mundo no futuro próximo", ou seja, tecnologias capazes de mudar mundo, mas dito em um tom de algo que não parecia muito desejável.



"Se a Primavera Árabe demonstrou que muitos governos ainda não sabem como responder a tecnologias maduras e simples como o Facebook e o Twitter, eles podem correr o risco de ficar absolutamente vendidos em face das 'mudanças tecnológicas baseadas na ciência' [sic]," disse Tim Harper, membro do Conselho Global de Tecnologias Emergentes, ligado ao Fórum Econômico Global.

Veja abaixo a lista das "tecnologias baseadas na ciência", que aparentemente podem assustar os governos. Elas foram listas "em ordem do potencial que têm para oferecer soluções para os desafios globais", segundo o Fórum.

1. Informática para Agregação de Valor à Informação
A quantidade de informação disponível para indivíduos e organizações não tem precedentes na história humana, e a taxa de geração de informação continua a crescer exponencialmente. No entanto, o grande volume de informações está ameaçando criar mais ruído do que valor, e, como resultado, limitando seu uso eficaz.



2. Limitação do cérebro humano evitará dilúvio de dados. 
Inovações na forma como a informação é organizada, extraída e processada são elementos-chave para filtrar o ruído e usar a riqueza crescente de informação para enfrentar os desafios emergentes.

3.Biologia Sintética e Engenharia Metabólica
Avanços rápidos na biologia sintética e na engenharia metabólica estão permitindo que biólogos e engenheiros aproveitem potencial do mundo biológico de forma sem precedentes.

4.Biologia sintética promete sistemas artificiais inspirados na natureza.
Isso está permitindo o desenvolvimento de novos processos biológicos e de organismos que são projetados para servir a propósitos específicos, incluindo a conversão de biomassa em produtos químicos, combustíveis e materiais, produção de novas drogas terapêuticas ou proteção do corpo.

5.Revolução Verde 2.0 - Tecnologias para a Alimentação e Aumento da Biomassa
Os fertilizantes artificiais são uma das principais realizações da química moderna, permitindo um aumento sem precedentes no rendimento da produção agrícola. No entanto, a crescente demanda global por alimentos saudáveis e nutritivos está ameaçando esgotar a energia, a água e os recursos terrestres.



6.Química: desafios em energia e clima
Ao integrar os avanços nas ciências biológicas e físicas, a nova revolução verde mantém a promessa de aumentar ainda mais o rendimento das culturas, minimizando o impacto ambiental, reduzindo a dependência de energia e água, e diminuindo a emissão de carbono.

7.Materiais em Nanoescala
A crescente demanda por recursos naturais exige ganhos sem precedentes em termos de eficiência. Materiais nanoestruturados, com propriedades específicas, projetados e desenvolvidos em escala molecular, já estão mostrando características inovadoras e únicas. Esses materiais têm potencial para iniciar a próxima revolução da energia limpa reduzir nossa dependência de recursos naturais não-renováveis e aumentar a eficiência dos processos fabricação e processamento.

8.Biologia de Sistemas e Modelagem Computacional e Simulação de Sistemas Químicos e Biológicos
Para melhores cuidados da saúde e para incrementar a fabricação industrial de base biológica, é essencial entender como biologia e química trabalham juntos. A biologia de sistemas e a modelagem e a simulação computacionais estão desempenhando papéis cada vez mais importantes no desenvolvimento de medicamentos, materiais e processos. Estes, por sua vez, são altamente eficientes na concretização das metas para as quais foram projetados, e com impacto mínimo sobre a saúde humana e o ambiente.



9.Utilização do Dióxido de Carbono como um Recurso
O carbono é o elemento central de toda a vida na Terra. No entanto, gerenciar as emissões de dióxido de carbono é um dos maiores desafios sociais, políticos e econômicos do nosso tempo. Uma abordagem emergente inovadora para gestão de dióxido de carbono envolve transformá-lo de um encargo em um recurso.

10.CO2 pode substituir produtos petroquímicos
Novos catsalisadores com base em materiais nanoestruturados, podem transformar o dióxido de carbono em hidrocarbonetos de elevado valor, além de outras moléculas contendo carbono que podem ser utilizadas como insumo para a industria química, alternativas mais limpas e mais sustentáveis aos produtos petroquímicos.

11.Energia sem Fios
A sociedade é profundamente dependente de aparelhos elétricos. No entanto, uma limitação significativa ao desenvolvimento desses aparelhos é a necessidade de eles sejam ligados à rede elétrica através de fios - de forma permanente ou através de baterias, que exigem recargas frequentes. Abordagens emergentes para a transmissão de eletricidade sem fio vão libertar os aparelhos das tomadas. Isto terá um impacto significativo na eletrônica pessoal, como as redes Wi-Fi tiveram sobre o uso da Internet.

12.Sistemas de Energia de Alta Densidade
Baterias melhores são essenciais para que a próxima geração de tecnologias de energia limpa se tornem realidade. Várias tecnologias emergentes estão se juntando para lançar as bases para o uso e o armazenamento avançados de energia elétrica. Isto inclui o desenvolvimento de eletrodos nanoestruturados, eletrólitos sólidos e entrega rápida de energia a partir de supercapacitores baseados em nanomateriais à base de carbono



13.Medicina Personalizada, Nutrição e Prevenção de Doenças
Conforme a população mundial supera os 7 bilhões de pessoas - todas esperando por uma vida longa e saudável - abordagens convencionais para garantir a boa saúde estão se tornando cada vez menos sustentáveis. Avanços em áreas como genômica, proteômica e metabolômica estão agora abrindo a possibilidade de adaptar a nutrição, a medicina e a prevenção das doenças para cada indivíduo.

Juntamente com tecnologias emergentes, como a biologia sintética e a nanotecnologia, elas estão lançando as bases para uma revolução na área da saúde e bem-estar que será menos intensiva em recursos e mais direcionada às necessidades individuais.

14.Tecnologias Avançadas para Educação
Estão emergindo abordagens personalizadas para a educação, baseadas nas tecnologias da informação, que permitem a educação centrada no aluno, o desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade. Os rápidos desenvolvimentos das mídias sociais, os cursos abertos pela internet, e o acesso ubíquo à rede mundial estão facilitando a educação continuada fora da sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário