sábado, 3 de agosto de 2013

Android bate Apple e abocanha 80% do mercado


Android chega, no segundo semestre de 2013, a 80% do mercado

O poder do Android continua crescer. Na segunda metade do ano o sistema operacional alcancara 80% dos smartphones vendidos em todo o mundo, segundo dados da Strategy Analytics.

Dos 229,6 milhões de smartphones a serem vendidos no período, 182,6 milhões carregarao o software criado pelo Google e será dado a todos os fabricantes a fonte que lhes permitira instalar serviços como o YouTube, Gmail ou Google Play Store.



O sistema da Apple, o iOS, tem sido relegado a segunda posição, mas com uma quota de mercado de 13,6%, a menor em dez anos, vendendo 31,2 milhões de seus telefones, de acordo com a mesmas fontes, IDC e Gardner.

A terceira posição fica com o sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Apesar de ter apenas 3,9% do mercado global, chegou a 8,9 milhões de unidades vendidas por outros fabricantes, principalmente Nokia.

Eseo é destaque do levantamento da Strategy Analytics: mas adverte que para o Windows melhorar a sua posição global, deve cobrar menos dos fabricantes para integrar seu sistema porque sem estes descontos,, eles optar por lançar mais modelos com Android, e em consequencia o público ira experimentar os seus dispositivos com precos mais baratos.

"Os custos competitivos, a mais ampla gama de fabricantes e a maior loja de aplicativos são as principais razões para o sucesso do Android", disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics "A participação de mercado da Apple é o mais baixo desde o segundo semestre de 2010", três anos após o primeiro iPhone.



Em três anos, o mercado de smartphones mudou radicalmente, primeiro com a surgimento do Android como um sistema operacional e, em seguida, a presenca de novos fabricantes chineses como a Lenovo, Huawei e ZTE estão destronado marcas tradicionais como a Nokia  e Blackberry .

O smartphone está garantindo bons resultados para o setor de telefonia móvel, graças às vendas incentivadas por preços baixos. Dos 800 euros iniciais para a aquisicao de um smartphone, hoje pode pode ser encontrado por cerca de 100 euro., Mas novos modelos e fabricantes estao surgindo com exito: Xiaomi acaba de ser lançado, o mais novo fabricante chinês, que subiu para a fama graças a uma combinação de design moderno, o próprio software (em um Android) e preços baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário