Tempestade de dados: uma avalanche digital se aproxima
A quantidade de dispositivos móveis não para de crescer, e uma das consequências dessa proliferação tecnológica é a tempestade de dados – também chamada de "Desafio 1000x".
Isso porque, no futuro, é provável que nossas redes móveis necessitem de mil vezes mais banda para atender o alto consumo de dados. A Qualcomm divulgou um infográfico ilustrando os detalhes sobre esse grande desafio tecnológico e algumas possíveis soluções.
Dentre as informações citadas pela fabricante de chips, destaque para a quantidade de gigabytes (GB) consumidos em dispositivos móveis. Os usuários estão consumindo cerca de 5,93 GB em filmes HD, 2,49 GB em filmes SD e 1,8 GB em jogos para aparelhos com sistema operacional Android.Os vídeos móveis devem representar dois terços do tráfego de dados mobile em todo o mundo até 2017.
O crescimento do uso de dados é realmente assustador: apenas nos últimos cinco anos, a operadora norte-americana AT&T registrou um aumento de 25.000% em seu tráfego. Já na China, esse número cresceu 187% apenas este ano.
A Qualcomm acredita que, para controlar essa "tempestade", é preciso combinar algumas estratégias, como o aumento na quantidade de small cells, espectros e uso mais eficiente dos recursos. Essas estratégias podem resultar em redes mais eficientes e capazes de suportar mais tráfego, além do uso eficiente dos recursos limitados
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário