quarta-feira, 7 de agosto de 2013

REPRODUÇÃO

O que é placa de vídeo onboard e offboard e qual a diferença entre elas?

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para a interação entre o usuário e o computador. Saber um pouco mais sobre o dispositivo pode ajudar, quando usuário quiser exigir uma pouco mais do PC para exibir imagens e vídeos.

Sapphire HD7970 (Foto: Divulgação)

A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador, desde as telas do sistema operacional até o desenho do ponteiro do mouse. Ela faz a ligação entre a placa mãe e o monitor. Existem basicamente dois tipos: as que vêm embutidas na placa mãe, comumente chamadas de onboard, e as que podem ser instaladas posteriormente no PC, conhecidas como offboard.

Normalmente, as placas onboard são fáceis de identificar: as peças ficam soldadas na placa mãe e seu conector fica próximo às entradas USB, PS2 e de outros componentes que também são embutidas. Já os modelos offboard ocupam slots e aparecem na parte do gabinete reservada para o encaixe destes. Ciente dessa classificação, se faz necessário conhecer os detalhes de ambas para escolher qual a melhor opção para as suas necessidades.

A opção de embutir um componente na placa mãe é um questão comercial. Esta estratégia, acrescenta mais funcionalidades ao PC e reduz os custos de produção dos fabricantes. Mas não são apenas eles os beneficiados: o comprador recebe um equipamento com mais recursos e gastando bem menos do que pagaria por um com placa offboard.

Outra vantagem está no fato de serem mais comuns e, assim, reconhecidas automaticamente pela maior parte dos sistemas operacionais modernos. Além disso, por serem simples, consomem bem menos energia e, consequentemente, geram menos calor no gabinete.
Localização das saídas de placas onboard e offboard (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O ponto fraco das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é normalmente definida no setup (programa da Bios) do PC e é chamada de memória compartilhada. Por causa desta distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e, consequentemente, há uma queda geral no desempenho do equipamento.

Como este modelo do hardware é soldado na placa mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na Bios, para não atrapalhar o funcionamento da nova aquisição.

Placas Offboard
Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução)


As placas de vídeo offboard permitem que os usuários montem sua própria configuração, definindo a quantidade de memória e ajustando acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o do computador fica livre para cuidar de outras tarefas e o desempenho geral do equipamento fica bem melhor. Esse tipo de placa também traz suporte a alguns recursos que não são encontrados em modelos onboard, como gráficos em 3D, por exemplo.

É necessário fazer um certo investimento para colocar uma placa de vídeo offboard no PC, afinal, elas costumam ser caras. Além do custo, é preciso ter um conector especifico disponível na placa mãe para conectá-la.

Em relação ao software, é preciso instalar os drivers fornecidos pela fabricante da placa. Mesmo que o hardware seja reconhecido e instalado pelo sistema operacional, o ideal é baixar a última versão dos programas da placa, para aproveitar ao máximo seus recursos.

Com tudo esclarecido, fica mais fácil descobrir qual o tipo placa escolher. Quem deseja reduzir o custo do computador, não tem como principal foco jogos avançados ou assistir filmes em alta definição, o modelo onboard é a melhor opção. Para usuários que gostam de games online, precisam de recursos 3D avançados ou trabalham com edição de vídeo, uma offboard será a melhor escolha.

Quem optar por uma placa offboard, precisa decidir qual marca e modelo específico comprar. Embora existam várias fabricantes, atualmente, destacam-se aquelas da Nvidia e da ATI. Esta escolha, entretanto, bem como o modelo específico dependem do gosto e das necessidades de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário