quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Operadoras de teles abocanham empresas de cabo. Setor prevê crescimento no Brasil


Operadoras intensificam o ataque as TVs pagas.
Brasil  tem números animadores
Vodafone acerta compra da maior empresa de TV paga da Alemanha

Grupo britânico pagará € 7,7 bilhões pelo negócio. Já a Telefónica da Espanha está vendendo a filial da Irlanda para levantar capital e reduzir dívidas

A Vodafone planeja adquirir a maior operadora de cabo na Alemanha, a Kabel Deutschland por 7,7 bilhões de euros. A empresa inglesa procura ganhar competitividade, ao combinar serviços de comunicações móveis, de banda larga fixa e de serviços de televisão, informou a companhia. 

Ao tirar proveito da banda larga de alta velocidade da Kabel Deutschland e das capacidades de fornecimento de televisão, a aquisição, se aprovada, irá capacitar a Vodafone a oferecer serviços de comunicações unificadas. Poderá fazer operações de cross-selling no mercado doméstico e empresarial, de acordo com a Vodafone.



A compra deixará a operadora do Reino Unido, com 32,4 milhões de clientes de telefonia móvel, 5,0 milhões de assinantes de banda larga e 7,6 milhões de clientes de serviços de televisão na Alemanha, estima a empresa.

A Vodafone tem ainda a expectativa de que a aquisição a ajude a reduzir custos. A operadora pretende migrar seus clientes de DSL existentes para a rede de cabo da Kabel Deutschland.

A redução das receitas de voz e de mensagens está forçando as operadoras móveis a procurar novas fontes de negócios. Para a Vodafone, redes fixas tornaram-se uma grande parte dos seus esforços para crescer no mercado europeu.



Em outra grande operação,  a empresa chinesa Hutchison Whampoa passa a deter, por E$850 milhões a filial da Telefónica na Irlanda. A operadora espanhola anunciou a operação como uma iniciativa para reduzir dívida: o valor da venda será usado para pagar débitos.

E no Brasil? 

Três fatores propiciam o fortalecimento do setor de TV por assinatura no Brasil: a capacidade do próprio segmento em reformular seus produtos e ofertas; o aumento de renda no Brasil; e, o terceiro, o serviço passou a ser um objeto de desejo das classes emergentes. Esta análise é de Oscar Simões, presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Não à toa, as empresas de telefonia investem cada vez mais em TV.





Acessos de TV por Assinatura

Milhares2010201120121T13Abr/13Mai/13
TV a Cabo4.9805.5186.1996.3376.3756.394
DTH4.4766.9859.84410.36710.52410.485
MMDS3132411421016753
TVA (UHF)--3,63,63,63,3
Total9.76912.74416.18916.80916.97016.934
Densidade*5,06,58,28,58,68,6
*Assinantes/100hab;
Nota: De acordo com dados da Anatel divulgados em Set/09, o número de Assinantes TV a Cabo foi alterado em função de ajustes nos dados fornecidos pelas Operadoras.
A partir de Abr/10 os critérios para determinação do número de assinantes para o Serviço TVA-UHF estão em proceso de revisão pela Anatel.


16,9 Milhões de Acessos
Em Maio de 2013 o Brasil tinha 16,9 milhões de acessos de TV por Assinatura, sendo 61,9% via satélite (DTH) e 37,8% de TV a Cabo.

As adições líquidas foram negativas em 35 mil acessos, influenciado pelo resultado negativo apresentado pela Sky.

Apesar da queda de adições líquidas em Abril, o Brasil apresenta um grande potencial para a TV por Assinatura.

Adições Líquidas de TV por Assinatura

Milhares
201020112012Mar/131T13Abr/13Mai/13
TV a Cabo666538681551383819
DTH**1.6962.5092.859140523157-40
MMDS(43)(72)(98)(21)(41)-35-14
TVA (UHF)(24) -300-0-0
Total2.2962.9753.445173620160-35



Market Share de TV por Assinatura

%2010201120121T13Abr/13Mai/13
TV Cabo51,0%43,3%38,3%37,7%37,6%37,8%
DTH45,8%54,8%60,8%61,7%62,0%61,9%
MMDS3,2%1,9%0,9%0,6%0,4%0,3%
TVA (UHF)0,006%0,004%0,022%0,021%0,021%0,019%
Total100,0%100,0%100,0%100,0%100,0%100,0%
Fonte: Anatel


*Com informações da Computerworld/Portugal


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