Operadoras intensificam o ataque as TVs pagas.
Brasil tem números animadores
Brasil tem números animadores
Vodafone acerta compra da maior empresa de TV paga da Alemanha
Grupo britânico pagará € 7,7 bilhões pelo negócio. Já a Telefónica da Espanha está vendendo a filial da Irlanda para levantar capital e reduzir dívidas
A Vodafone planeja adquirir a maior operadora de cabo na Alemanha, a Kabel Deutschland por 7,7 bilhões de euros. A empresa inglesa procura ganhar competitividade, ao combinar serviços de comunicações móveis, de banda larga fixa e de serviços de televisão, informou a companhia.
Ao tirar proveito da banda larga de alta velocidade da Kabel Deutschland e das capacidades de fornecimento de televisão, a aquisição, se aprovada, irá capacitar a Vodafone a oferecer serviços de comunicações unificadas. Poderá fazer operações de cross-selling no mercado doméstico e empresarial, de acordo com a Vodafone.
A compra deixará a operadora do Reino Unido, com 32,4 milhões de clientes de telefonia móvel, 5,0 milhões de assinantes de banda larga e 7,6 milhões de clientes de serviços de televisão na Alemanha, estima a empresa.
A Vodafone tem ainda a expectativa de que a aquisição a ajude a reduzir custos. A operadora pretende migrar seus clientes de DSL existentes para a rede de cabo da Kabel Deutschland.
A redução das receitas de voz e de mensagens está forçando as operadoras móveis a procurar novas fontes de negócios. Para a Vodafone, redes fixas tornaram-se uma grande parte dos seus esforços para crescer no mercado europeu.
Em outra grande operação, a empresa chinesa Hutchison Whampoa passa a deter, por E$850 milhões a filial da Telefónica na Irlanda. A operadora espanhola anunciou a operação como uma iniciativa para reduzir dívida: o valor da venda será usado para pagar débitos.
E no Brasil?
Três fatores propiciam o fortalecimento do setor de TV por assinatura no Brasil: a capacidade do próprio segmento em reformular seus produtos e ofertas; o aumento de renda no Brasil; e, o terceiro, o serviço passou a ser um objeto de desejo das classes emergentes. Esta análise é de Oscar Simões, presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Não à toa, as empresas de telefonia investem cada vez mais em TV.
Acessos de TV por Assinatura |
Milhares | 2010 | 2011 | 2012 | 1T13 | Abr/13 | Mai/13 |
TV a Cabo | 4.980 | 5.518 | 6.199 | 6.337 | 6.375 | 6.394 |
DTH | 4.476 | 6.985 | 9.844 | 10.367 | 10.524 | 10.485 |
MMDS | 313 | 241 | 142 | 101 | 67 | 53 |
TVA (UHF) | - | - | 3,6 | 3,6 | 3,6 | 3,3 |
Total | 9.769 | 12.744 | 16.189 | 16.809 | 16.970 | 16.934 |
Densidade* | 5,0 | 6,5 | 8,2 | 8,5 | 8,6 | 8,6 |
*Assinantes/100hab;
Nota: De acordo com dados da Anatel divulgados em Set/09, o número de Assinantes TV a Cabo foi alterado em função de ajustes nos dados fornecidos pelas Operadoras.
A partir de Abr/10 os critérios para determinação do número de assinantes para o Serviço TVA-UHF estão em proceso de revisão pela Anatel.
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16,9 Milhões de Acessos |
Em Maio de 2013 o Brasil tinha 16,9 milhões de acessos de TV por Assinatura, sendo 61,9% via satélite (DTH) e 37,8% de TV a Cabo.
As adições líquidas foram negativas em 35 mil acessos, influenciado pelo resultado negativo apresentado pela Sky.
Apesar da queda de adições líquidas em Abril, o Brasil apresenta um grande potencial para a TV por Assinatura.
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Adições Líquidas de TV por Assinatura |
Milhares
| 2010 | 2011 | 2012 | Mar/13 | 1T13 | Abr/13 | Mai/13 |
TV a Cabo | 666 | 538 | 681 | 55 | 138 | 38 | 19 |
DTH** | 1.696 | 2.509 | 2.859 | 140 | 523 | 157 | -40 |
MMDS | (43) | (72) | (98) | (21) | (41) | -35 | -14 |
TVA (UHF) | (24) | - | 3 | 0 | 0 | -0 | -0 |
Total | 2.296 | 2.975 | 3.445 | 173 | 620 | 160 | -35 |
Market Share de TV por Assinatura |
% | 2010 | 2011 | 2012 | 1T13 | Abr/13 | Mai/13 |
TV Cabo | 51,0% | 43,3% | 38,3% | 37,7% | 37,6% | 37,8% |
DTH | 45,8% | 54,8% | 60,8% | 61,7% | 62,0% | 61,9% |
MMDS | 3,2% | 1,9% | 0,9% | 0,6% | 0,4% | 0,3% |
TVA (UHF) | 0,006% | 0,004% | 0,022% | 0,021% | 0,021% | 0,019% |
Total | 100,0% | 100,0% | 100,0% | 100,0% | 100,0% | 100,0% |
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Fonte: Anatel |
*Com informações da Computerworld/Portugal
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