segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TV paga para de crescer no Brasil




TV paga chega a 17,9 mi de assinantes, mas desacelera

Net foi a operadora que mais cresceu em novembro, com 70,1 mil novos clientes


com: 
 

Mulher assiste televisão
Mulher assiste televisão: taxa anualizada de crescimento é de 12,2%, seguindo a tendência de desaceleração registrada ao longo de todo o ano de 2013


O mercado de TV por assinatura fechou novembro com 19,921 milhões de assinantes, segundo dados da Anatel. A taxa anualizada de crescimento é de 12,2%, seguindo a tendência de desaceleração registrada ao longo de todo o ano de 2013.

Em números absolutos, o crescimento nos 12 meses acumulado em novembro foi de 1,954 milhão, abaixo do patamar de 2 milhões de novos assinantes que já vinha se mantendo há mais de dois anos.


A Net foi a operadora que mais cresceu em novembro, com 70,1 mil novos clientes. Em seguida, veio a Claro TV, com 45,6 mil, acompanhada de perto pela Sky, com 42,9 mil. A Oi continua perdendo base, num processo iniciado em setembro. Em novembro , a operadora perdeu mais 8,7 mil assinantes. Já a GVT cresceu 30,9 mil, e a Telefônica/Vivo cresceu 15 mil.

Esta noticia retrata as analises realizadas por varios especialistas de que a TV a cabo tem um teto para crescer esbarrando, especialmente, no poder aquisitivo do publico de baixa renda. Outro fator que deve impedir este crescimento e que , a partir de agora, com um atraso inexplicavel, os radiodifusores lancam uma campanha massiva explicando que TV a cabo e paga e a TV aberta gratuita.

Pode parecer obvia esta informacao, mas nao e. De fato, poucos brasileiros que existe um TV Digital aberta e gratuita. Gracas as campanhas das empresas de cabo e por satelite, o publico tem como certo de que TV Digital e na NET e SKY, por exemplo. Este campanha massiva de esclarecimento vem a calhar.

Outra questao importante e o de que mais 65% dos assinantes de TV paga querem mesmo e sintonizar os canais aberto, Globo, Record, SBT, Bandeirantes, entre outras, para melhorar a recepcao do sinal analogico destas emissoras, muito das vezes cheio de interferencias como fantasmas, chuviscos, etc. A identidade com a programacao ds emissoras abertas e gratuitas e muito forte.

E, no mais, o fato de ter que pagar por um numero muito baixo de canais oferecidos nos pacotes baratos, acaba fazendo que o impeto inicial de assinar possa ser modificado quando a populacao mais pobre perceber que pode receber os canais que desejam de graca e com um sinal de qualidade superior ao das pagas em HD, 1080 linhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário