sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Feira CES em Las Vegas tem Apps de aptidao fisica como atracao


Apps de aptidão física eclipsam TVs 3D nas CES
Cerca de 300 das 3.300 companhias que se apresentarão na conferência, que começa em 7 de janeiro, estão focadas na saúde digital
Andrew Harrer/Bloomberg
Participante da CES 2013 filma uma televisão da LG Electronics usando um óculos 3D, em Las Vegas, janeiro de 2013
Participante da CES 2013 filma uma televisão da LG Electronics usando um óculos 3D, em Las Vegas, janeiro de 2013

O cardiologista Samir Damani nunca encaixou realmente na International CES em Las Vegas, onde abundam as TVs 3D, os carros conectados e os últimos consoles de videogames. Até este ano.

Como fundador da MD Revolution Inc., Damani está desenvolvendo software que permite aos consumidores monitorar sua saúde, nutrição e estado físico usando smartphones. Na CES, anteriormente chamada Consumer Electronics Show, ele apresentará o RevUp, que emprega dados de dispositivos como a balança Wi-Fi da Fitbit e o monitor de pressão sanguínea da Withings e os suplementa com testes de laboratório para fornecer conselhos personalizados.

Cerca de 300 das 3.300 companhias que se apresentarão na conferência, que começa em 7 de janeiro, estão focadas na saúde digital, disse Gary Shapiro, presidente da Associação de Produtos Eletrônicos para Consumidores. No intuito de ganhar clientes em um mercado que deverá quadruplicar até 2018, as empresas estão apresentando monitores usáveis da saúde e do estado físico, sensores para o lar e software para unir tudo, fornecendo dados em tempo real para os consumidores.



“Realmente, estamos passando de uma sociedade centrada nos médicos para uma centrada nos pacientes”, disse Damani em uma entrevista. “Estamos tentando dar controle às pessoas”.

A CES, que no ano passado atraiu mais de 152.000 pessoas, dedicará 40 por cento a mais de espaço físico para os expositores de saúde digital neste ano do que em 2013. A LG Electronics Inc. apresentará uma faixa de fitness, a Reebok International Ltd. exibirá um boné com sensores, e a startup Lively Inc., que fabrica sensores para pessoas idosas, mostrará tecnologia que permite a outros desenvolvedores ligar-se a seus produtos.

Desafios da saúde

Apesar de sua crescente popularidade, os aplicativos usáveis ligados à saúde e à aptidão física têm limitações, disse Nick Martin, vice-presidente do grupo de inovação e pesquisa da seguradora UnitedHealth Group Inc. Embora a tecnologia possa ajudar os consumidores a monitorarem suas atividades e melhorarem seus hábitos, não eliminará a necessidade de cuidados tradicionais, disse Martin.



“Ainda que um dispositivo pessoal usável certamente constitua uma tendência, não necessariamente substitui um velho e bom encontro pessoalmente”, disse Martin. “Vemos essa tecnologia como uma forma de aumentar o cuidado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário