Numeros indicam queda significatica no consumo dos jornais impressos
O relatório World Press Trends, divulgado em junho de 2013 durante o WAN-IFRA World Editors Forum, em Bangkok, revela os números do consumo de notícias e de investimento em publicidade em mais de 70 países e em várias plataformas de mídia. Uma das principais conclusões do documento é que em áreas do mundo em que essa tecnologia está disponível, os dispositivos móveis já são responsáveis por 20% das pages views.
A pesquisa registra que "o maior desafio para os editores continua a ser como aumentar o engajamento do público em plataformas digitais", mas nos Estados Unidos, Alemanha e França os leitores já estão gastando o mesmo tempo lendo notícias nos tablets quanto nos jornais impressos.
A circulação de jornais caiu 0,9% em nível mundial em 2012, com o aumento da circulação na Ásia (1,2%) compensando algums perdas em outras regiões. No ano passado, a circulação de jornais caiu 6,6% na América do Norte, 5,3% na Europa Ocidental, 8,2% na Europa Oriental e 1,4% no Oriente Médio e Norte da África. Registrou-se aumento de 3,5% na Austrália e na Nova Zelândia, enquanto na América Latina houve estagnação: 0,1% de aumento.
De acordo com o documento, as receitas de publicidade dos jornais caíram 2% no mundo. Desde 2008, a queda soma 22%. A publicidade impressa diminuiu 23,3% durante os últimos cinco anos na Europa e acentuados 42% nos EUA no mesmo período.
Grande parte desse declínio está relacionada à redução de anúncios classificados; hoje estima-se que 80% dos classificados agora sejam digitais.
O conteúdo pago é um fluxo crescente de receita com quase 50% das editoras dos Estados Unidos cobrando por algum tipo de conteúdo. Cerca de 40% estão usando paywall, um terço cobra por conteúdo premium, 17% exigem pagamento por qualquer acesso, enquanto 10% optaram por outro modelo.
Mais da metade dos internautas visita sites de jornais, mas os jornais são uma parte pequena do total de consumo de informação na internet, representando apenas 7% das visitas, com apenas 1,3% do tempo investido consumindo conteúdo digital dos jornais e 0,9% do total das páginas visitadas.
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