quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Globo propõe infraestrutura compartilhada para reduzir custo da digitalização

Globo propõe infraestrutura compartilhada para reduzir custo da digitalização

comentários do ABFDigital

Fico muito satisfeito que a maior rede de TV brasileira tenha visto positivamente a questão do operador de rede para cidades pequenas. São aproximadamente 2000 torres em cidades que atingem com seu sinal cidades ainda menores (conurbadas)para alcançar 97.8 % de cobertura nacional. 

O Brasil precisa da TV, ela é para muitos milhões de brasileiros a única fonte de informação e entretenimento. É possível que continue assim por mais uma geração. Porque não estabelecer que estas torres menores estejam sendo montadas compartilhadas com as do Plano Nacional de Banda Larga? 

Estes serviços e plataformas são complementares. Não se excluem. Não se trata apenas de uma questão de infraestrutura que por si só já garantiria que esta fosse para todos um bom negócio pela otimização de recursos físicos e humanos; mas especialmente pela convergência, repito, de plataformas e serviços para acelerar o acesso aos projetos 'ao vivo' e com 'simultaneidade' típicos da radiodifusão somados aos das informações ponto a ponto das telecomunicações.

 Queiramos ou não, estes serviços integrados já são um fato nos países desenvolvidos. Devemos sim manter, até por questões de segurança nacional e de abrangência , redes independentes de informação . Como faz sabiamente o Japão e alguns outros países.

 Esta decisão de sub-utilização da redes de broadcasting em favor das Redes IP pode, no futuro, custar caro ao País. Parabéns Rede Globo, Rede Record, Rede Bandeirantes por estarem de acordo com esta iniciativa. Que outras se somem ao que a EBC e Rede Pública de TV já vinham preconizando e defendendo há tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário