Dispositivos mudam modo de o brasileiro ver TV, diz estudo
62% dos entrevistados acham que o jeito tradicional de assistir TV, com horário determinado na grade pelas operadoras, não está mais em linha com seu cotidiano
Computador: dentre brasileiros, 69% dos entrevistados consideram que computador e internet são partes naturais de seus hábitos e consumo de TV e vídeo
Estudo desenvolvido pelo ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ:ERIC) que estuda o comportamento do usuário, analisou o perfil do usuário global em relação aos seus hábitos de assistir TV e vídeo e, entre 15 mil entrevistas online em 15 mercados diferentes, o Brasil também foi analisado e revelou que 62% dos entrevistados acham que o jeito tradicional de assistir TV, com horário determinado na grade pelas operadoras, não está mais em linha com seu cotidiano.
“Isso demonstra que telespectadores de todas as idades estão adotando hábitos diferentes dos tradicionais: não estão mais restritos a ficar sentados à frente da televisão esperando o horário de seu programa favorito começar. Os consumidores estão cada vez mais usando novos serviços para conseguir assistir seus programas favoritos em seu tempo livre, seguindo sua própria agenda”, comenta Júlia Casagrande, especialista da área de ConsumerLab da Ericsson no Brasil.
No que diz respeito ao número de horas utilizadas semanalmente para ver TV e vídeo fora de casa, a pesquisa identificou um aumento de 59% no uso do laptop para essa finalidade – passando de 1,4 horas para 2,2 horas.
Já nos tablets, o aumento foi de 39%, e nos smartphones, 8%. Os dados colhidos também demonstram que 92% dos entrevistados assistem TV tradicional em casa, 19% começam assistindo fora de sua residência e continuam assistindo quando chegam em casa.
Dentre os brasileiros, 69% dos entrevistados consideram que o computador e a internet são partes naturais de seus hábitos e consumo de TV e vídeo.
“É como se eles entendessem isso como algo que já está enraizado em seu dia a dia. Além disso, a pesquisa também identificou uma demanda maior pelo chamado fenômeno multitela, já que 68% gostariam de ter acesso a todo o conteúdo de TV e vídeo em múltiplos dispositivos, o que significa poder assistir ao mesmo programa, por exemplo, em sua televisão, tablet e smartphone”, completa Júlia.
A pesquisa contou com uma amostra quantitativa, que compreendia pessoas com conexão de banda larga e que assistem qualquer tipo de conteúdo de TV ou vídeo pelo menos uma vez por semana; e uma qualitativa, com proprietários de vários dispositivos diferentes, com boa conexão de internet.
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