sexta-feira, 26 de julho de 2013

Aplicativos gratuitos. Uma tendencia que veio pra ficar




A nova tendência na comunicação: Aplicativos “gratuitos”.

As operadoras de telefonia estão de olho no lucrativo mercado dos aplicativos gratuitos que concedem para seus usuários, durante um determinado período, serviços de troca de mensagens através da internet. 

Essa nova tendência, está diminuindo o uso dos tradicionais recursos de voz e torpedos SMS. Além do WhatsApp, o Skype também oferece serviços de mensagens de texto, voz e multimídia através de dados, porém cobra uma pequena taxa de utilização, e muda a forma de usar a telefonia. 

Antes do surgimento desses aplicativos, as telefônicas lucravam bastante com as altas tarifações pagas para a realização de chamadas, ou, o envio de torpedos. Com a popularidade desses aplicativos, que prometem baratear custos, os atuais lucros das companhias de serviço de voz e SMS estão ameaçados.



Com a modernização dos celulares, foi possível abrir espaço para criar novos aplicativos de comunicação
O Skype é um aplicativo que permite realizar chamadas por um preço bem mais baixo que o valor de mercado cobrado pelas operadoras de telefonia.


O fenômeno WhatsApp.

WhatsApp é um programa de mensagens instantâneas gratuitas que virou mania entre usuários de celulares. Este programa funciona em aparelhos iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia. 

O usuário baixa o programa e utiliza o serviço durante um ano sem pagar nada, logo após esse período de experimentação grátis o usuário precisa renovar a assinatura para continuar a utilizar o serviço gratuitamente. Pelo whatsapp é possível criar salas de bate-papos ou comunidades para trocar ideias, fazer novos amigos, trocar fotos, entre outras utilidades. Para saber mais sobre o aplicativo basta acessar: http://www.whatsapp.com/



O aplicativo WhatsApp permite acesso gratuito para envio de mensagens.


A utilização da internet como forma padrão de comunicação é um caminho sem volta. As empresas de telefonia já começaram a adotar outra estratégia para não perder essa guerra: Lucrar com o crescimento do serviço de dados. 

Segundo a GSMA, associação mundial que reúne 800 operadoras de 220 países, em cinco anos, a receita das telefônicas via serviço de dados será de US$ 559 bilhões, enquanto o de serviço de voz, US$ 547 bilhões.









Nenhum comentário:

Postar um comentário