quinta-feira, 22 de maio de 2014

Reciclagem de celulares usados. A melhor opcao para o meio ambiente?

Vale a pena reciclar nossos telefones celulares usados?

Cada milhão de telefones coletados geram 70 toneladas de lixo. Os resíduos gerados podem ser classificados como sendode 16 toneladas de cobre , prata 350 quilos , 34 quilos de ouro e 15 sobre paládio. Com uma tonelada de telefones que você pode obter até 400 gramas de ouro .

Ao despejar este material na natureza, o processamento de uma tonelada de rocha resultaria em 0,2 gramas de ouro. Para ter uma ideia da enorme quantidade de ouro que está a ser feito , uma aliança tem 2 gramas de ouro . Assim, para que obter-se esta quantidade do metal precioso é necessária para processar 10 toneladas de rocha ou reciclar 5 quilos de telefones moveis.

Não só isso , além de metais convencionais , celulares contem tântalo e nióbio, o famoso " coltan ". 
(motivo pricipal da deflagracao da Segunda Guerra do Congo que gerou 20 anos de conflito e 5 milhões de mortes no país, em razao de apresentar 80% de reservas mundiais deste material.)

Reciclar o seu telefone celular é, portanto, uma boa idéia. Mas o que geralmente é feito com os telefones usados ​​?

Mais de 60% são armazenados , o que representa uma média de 4 por pessoa sejam dispositivos obsoletos ou telefones não utilizados no Congo. O que você nunca deve fazer é jogá-los fora , porque apenas uma bateria de celular pode contaminar 600.000 litros de água.

Tendo em conta que entre 60 e 80 % dos materiais que são fabricados telefones são reembolsáveis ​​, a reciclagem é definitivamente a melhor escolha para este novo 'melhor amigo' dos seres humanos. 

Para fazer isso, você pode vender seus telefones usados ​​para as empresas envolvidas no processamento e pode ganhar entre 5 e 300 euros por isso. Benefício econômico para você, para o ambiente e para o povo do Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário