quinta-feira, 14 de maio de 2015

Radiodifusão comercial apresenta propostas para o teste de TV Digital em Rio Verde, GO

A radiodifusão comercial enviou ao GIRED uma comunicação apontando alguns indicativos , segundo o setor, fundamentais para o bom andamento dos testes de Rio Verge, GO em novembro de 2015
A radiodifusão concorda com o encaminhamento ao GIRED do documento propondo a realização dos testes em Rio Verde, desde que sejam incluídas as seguintes ressalvas, de modo a assegurar que os resultados sejam representativos da situação real.
Os testes deverão ser feitos seguindo o mesmo processo planejado para os testes de convivência com TV digital.
Devem ser iniciados com a caracterização dos receptores, que devem ser representativos das tecnologias dos últimos 20 anos.
Deve ser feita também a caracterização de todos os elementos ativos e passivos que comporão os testes de laboratório.
A determinação da metodologia, a realização dos testes e a elaboração do relatório deverão ter a participação de representantes da Radiodifusão.
Sugerimos a criação de um grupo de trabalho específico para esse fim, composto por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, da EAD, das operadoras e da Radiodifusão
.
Deverão ser estabelecidas métricas da análise subjetiva a partir das Recomendações UIT- BT – 500, 368, 2215, 2247 e outras que possam ser aproveitadas para tal. A Radiodifusão vai apresentar uma métrica baseada nessas recomendações.
As simulações devem ser feitas com terminais cujas características atendam à Resolução nº 625/2013. Caso sejam adotadas características melhores, a Resolução nº 625 deve ser alterada.
Em suas propostas, a Radiodifusão envidará todos os esforços para otimizar o tempo necessário para os trabalhos. Entretanto, é imprescindível que seja concedido o tempo necessário para o estabelecimento da metodologia, a realização dos testes de laboratório e de campo e a completa avaliação dos resultados.
Mesmo sem ter sido citado como membro da familia Radiodifusão, a sua parte Publica entende que estes dados são importantes e devem ser levados em consideração. Quanto aos terminais referentes a resolução
n°625/2013 ainda não tinhamos, àquele tempo, as especificações do Ginga avancado harmonizadas para oferecer ao GIRED como base do conversor com canal de retorno e interatividade. Agora que o consenso chegou e ja temos preparadas sua verificação pelo Conselho Deliberativo do Forum SBTVD que, conforme o protocolo, enviará estes dados a ABNT para audiencia publica e publicação posterior, cremos que todos estes protocolos serão devidamente incluidos no Guia de Normas. Quanto a modificação da R 625/2013 imagino seja mais do que justificavel sua modificação urgente pois não incluem estas especificações e caractweristicas obrigatorias para os terminais de recepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário