sexta-feira, 10 de abril de 2015

Gired decide sobre as caixinhas e demais temas da TV Digital

Gired decide sobre as caixinhas e demais temas da TV Digital

Dia 29 de abril próximo, o Grupo de Apoio a Migração Digital , GIRED estará se reunindo para um de seus mais importantes encontros de trabalho onde se decidirão as principais ações sobre os investimentos referentes aos 3.6 bilhões de reais depositados pelas empresas de telefonia celular que obtiveram o aceite de suas propostas durante o leilão da faixa espectral de 700Mhz.

Estes recursos já foram entregues a Associação sem Fins Lucrativos (EAD) formada por estas próprias empresas de telefonia e que é encarregada da compra e distribuição de caixas conversoras digitais para as familias dos beneficiarios do programa Bolsa Familia - 14 milhões em todo o Brasil -. 
A EAD é também responsável  assim como pelo ressarcimento cdas emissoras de TV que estão funcionando em sistema digital nas frequências acima dos canais 52 a 58 ou que ja tenham realizado investimentos em equipamentos de transmissão mesmo sem ter recebido os mesmos e igualmente para o pagamento das campanhas de esclarecimento em todos os municipios brasileiros sobre o cronograma da migração digital e suas particularidades. 

As aquestões dos transmissores e antenas parece bem mais equacionado pois as regras estão bem claras quanto as necessidades de sua implementação, não só quanto ao número de emissoras que possam exercer este direito, como  dos recursos a serem destinados a este fim.

A campanha inclui, também, recursos para a pesquisa que certificará o número minimo obrigatório para a consolidação da cobertura e no meu entender, da recepção de 93% do sinal digital aberto e gratuito da TV Digital. O custo desta campanha, ainda desconhecido, poderá ser um impeditivo financeiro para o avanço de conversosres mais robustos e com mais recursos tecncologicos. 

Há quem pregue mais dinheiro para campanha e caixinhas simples destas que só servem para sintonizar a imagem e som da TV Digital sem oferecer seus beneficios mais nobres como a interatividade, acessibilidade e multiprogramação. 

Sobre os conversosres fica claro cque operadores de telefonia e as emissoras de TV comerciais estão apresentando propostas que devem subir ao GIRED no dia 29 de abril sem interatividade e com acessibilidade restrita no caso do video para libras, a tecnologias de compressão já ultrapassadas e que datam de mais de duas décadas como o MPeG-1. 

As caixinhas devem acompanhar as tendencias mundias da convergencia. Preparar a TV Digital abwerta , como plataforma digital para oferecer serviços de OTT com streaming de dados transmistido pelo sinal de RF ( Radiofrequência ). São serviços como Net Flix, Google TV , Apple, Hulu, já bastante popularizados nos Estados Unidos e que cagoram passam a ter a opção  de ter os seus downloadings realizados pela faixa de radiodifusão.  Exempo mais recente, po anuncio da oferta de OOT pela CBS  cuja previsão é de chegar a 55%  das rewsidências dos estadunidenses.

A caixa conversosra de sinais digital para TV Digital aberta e um salto de eficiência no acesso das populações de baixa do Brasil ao mundo sdigital atraves da oferta de aplicativos com programas públicos, normalmente só encontrados na INTERNET. 

O detalhe; Apenas 44% dos domicilio brasileiros tem internet . e 98% tem vtrelevisão analogica. 

Desafio: alcançar a meta de 93% da TV Digital  gratuita e preprar este meio para chegada da convergência de plataformas, esperando que no futuro todos os brasileiros tenham banda larga em casa. 

Um novo tempo para uma nova televisão, convergente, colaborativa, participativa com o uso pleno da Interatividade. Isso o que que queremos, por isso lutamos. 

APOIE ESTA CAUSA. SIM A CAIXA CONVERSORA (SET TOP BOX)  COM INTERATIVIDADE PLENA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário