sábado, 7 de fevereiro de 2015

IPads e tablets utilizados por nenes pode lhes ser prejudicial


Usar um smartphone ou iPad para educar uma criança pode impedir sua capacidade de aprendizagem, de acordo com pesquisadores.

Em um comentário para a revista Pediatrics, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston avaliaram tipos disponíveis de mídia interativa e levantaram "questões importantes sobre a sua utilização como ferramentas educacionais", de acordo com um comunicado à imprensa.

Os pesquisadores disseram que, embora os efeitos adversos da televisão e vídeo em crianças muito pequenas sejam bem equacionados, a compreensão da sociedade sobre o impacto dos dispositivos móveis no cérebro pré-escolar e um desafio por quanto as crianças já  os estão usando.

Os pesquisadores alertaram que o uso de um tablet ou smartphone para conquistar a atenção de uma criança pode ser prejudicial para "o seu desenvolvimento sócio-emocional".

"Se esses dispositivos se tornam o método predominante para acalmar e distrair as crianças, eles serão capazes de desenvolver seus próprios mecanismos internos de autocontrole?", perguntam os cientistas.

O uso de tempo na tela interativa por criancas abaixo de três anos de idade poderia também prejudicar seu desenvolvimento das habilidades necessárias para matemática e ciências, descobriram os cientistas estadonidenses, embora eles também tenham dito que alguns estudos sugerem benefícios para uso de dispositivos móveis por crianças, como sua inclusao em habilidades de alfabetização precoce, ou o melhor engajamento acadêmico de alunos com autismo.

Jenny Radesky, instrutora clínico em pediatria do desenvolvimento-comportamental na Escola de Medicina da Universidade de Boston, publicaram os resultados de sua equipe. Ela instou os pais a aumentar a exposição humana à interação humana", com sua prole.

Radesky incentivou mais interação familiar "desconectada" e sugeriu que as crianças podem se beneficiar do que ele chama de  "uma hora com a família", ou seja expor a criança a qualidade de tempo gasto com os familiares - sem qualquer televisão e dispositivos móveis estarem envolvidos.

A pesquisadora apontou que, enquanto há uma abundância de pesquisas mostrando que as crianças com menos de 30 meses, não apreendem bem o que veem a partir de televisão e vídeos e, ao contrario, como elas podem, desenvolver-se a partir de interação humana; Assim, completa o investigador medico: -" nao tem havido investigação suficiente para que  se verifique se aplicações interativas em dispositivos móveis produzem um resultado similar.

Radesky questionou se o uso de smartphones e tablets pode interferir com a capacidade de desenvolver empatia e de resolução de problemas, habilidades e elementos de interação social que normalmente são aprendidas durante os jogos não estruturados e de comunicação com os outras crianças.

Jogar com blocos de construção pode ajudar uma criança com mais habilidades matemáticas  muito mais do que aparelhos eletrônicos interativos, disse ela.

"Estes dispositivos podem substituir as atividades práticas importantes para o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras e visual-motoras, que são importantes para o aprendizado e aplicação da matemática e ciências", disse Radesky.

Há evidências de que os programas de aprendizagem precoce na televisão, tais como Vila Sesamo e livros eletrônicos e aprender de ler aplicativos em dispositivos móveis pode ajudar vocabulário e compreensão de leitura, a equipe encontrou, mas apenas uma vez as crianças estão muito mais próximos idade escolar. -"Neste momento há mais perguntas do que respostas quando se trata de mídia móvel - ", disse ela.


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