terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DF será o primeiro a fazer a transição definitiva para o sinal digital de TV

Distrito Federal será o primeiro a fazer a transição definitiva para o sinal digital de TV


Distrito Federal será o primeiro a fazer a transição definitiva para o sinal digital de TV



Com digitalização, faixa de 700 MHz vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil


A partir do dia 3 de abril, telespectadores do Distrito Federal começarão a ser informados sobre o desligamento da TV analógica e a implementação do sinal digital de TV. O desligamento total acontecerá, conforme o cronograma, em 3 de abril de 2016.

Antes da mudança definitiva, serão divulgados avisos na tela da TV pelas geradoras e retransmissoras. Cada emissora terá de informar ao telespectador a data do desligamento e o canal digital em que vai passar a transmitir sua programação. Todas as informações deverão ser veiculadas na TV aberta, inclusive nos sinais disponibilizados por meio da TV fechada.

Dois meses antes da transição definitiva para o sinal digital, haverá uma indicação com a contagem regressiva para o desligamento. Também haverá uma tarja no pé da tela de TV, que vai divulgar informações como a data do desligamento da geradora e as cidades afetadas; indicar o canal digital em que vai operar a estação; e divulgar site e telefone da central sobre o desligamento.

Também no próximo ano será a vez de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). A implantação do sinal digital será concluída em todo o país até 2018.

A mudança do sinal analógico para o digital está sendo coordenada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). O grupo - com representantes do governo federal, das teles e dos radiodifusores – vai criar até março próximo a Entidade Administradora da Digitalização (EAD) para cuidar da parte operacional da digitalização.

Segundo informações do Ministério das Comunicações (MiniCom), os aparelhos de TV mais recentes já conseguem transmitir o sinal digital. Os demais vão precisar utilizar um conversor. O governo vai distribuir conversores para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A previsão é de que sejam repassados entre 13 e 14 milhões de conversores digitais.

Liberação da faixa 4G
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Com a digitalização da TV, essa faixa vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil, que desde 2013 já opera na frequência de 2,5 GHz.

A frequência de 700 MHz possibilita cobertura de grandes áreas com o uso de menos antenas, o que permite levar os serviços de telecomunicações inclusive às áreas rurais, a um custo menor. Além disso, é o padrão utilizado internacionalmente para a internet 4G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário