terça-feira, 23 de setembro de 2014

Crowdfunding: Vc sabe o que e?



Crowdfunding: 
perguntas e respostas esclarecem o financiamento coletivo

O que é?

O crowdfunding é um modelo de financiamento coletivo, que funciona geralmente online. Nele, diversos usuários colaboram com quantias pequenas ou muito grandes para financiar um projeto independente. Quem determina o minimo e máximo que podem ser doados é o usuário que cria o projeto.
Quais sites fazem esse serviço?
Há vários sites de "vaquinha virtual" disponíveis na web. No Brasil, o mais famoso é o "Catarse", mas existem muitos outros. As páginas estrangeiras (em inglês) também podem ser utilizadas pelos brasileiros. O "Kickstarter" é o maior deles, e um dos precursores desse modelo.
Quem pode fazer?
Não há restrições em relação ao tipo de projeto que pode ser financiado. As limitações dizem respeito ao usuário que cria o projeto. No "Catarse", por exemplo, é preciso ser brasileiro, ter mais de 18 anos, entre outros detalhes.



18 / 28
Kobe Beef é uma das melhores carnes bovinas do mundo -- ela vem do gado wagyu, do Japão, e é bem cara. Um prato com um bife (um!) pode chegar a R$ 200. Pois um projeto no Kickstarter, plataforma de financiamento coletivo de projetos, dizia que iria criar a ''carne seca 100% orgânica'' de Kobe Beef. Mas era golpe: o ''Kobe One'' foi retirado do ar depois de mais de 3 mil pessoas terem contribuído com doações. O projeto chegou a arrecadar US$ 120 mil; o dinheiro será devolvido aos doadores Reprodução/KickStarter
Quais os modelos de financiamento coletivo?
Quando o usuário começa um financiamento, ele precisa escolher um formato. Na opção mais comum, o dinheiro recebido só é entregue ao idealizador se a meta for atingida. Em outro estilo, a pessoa recebe o dinheiro mesmo se a quantia for menor que o desejado inicialmente. Nem todos os sites oferecem os dois modelos.
Quais são as taxas?
A maioria dos sites cobram taxas para manter o projeto de financiamento coletivo do usuário no ar. O "Catarse" fica com 13% do valor arrecadado. Já o "Kickstarter" cobra 5% do dinheiro total que foi recebido pelo idealizador do projeto.
Quais são as recompensas para quem colabora?
O dinheiro arrecadado pelo dono da ideia não é simplesmente uma doação. Os usuários que participam do financiamento recebem recompensas em troca do dinheiro. As premiações variam de acordo com a quantia doada, podendo ser apenas um agradecimento formal ou produtos e outros acessórios.
Como são feitos os pagamentos?
As doações são feitas por meios digitais. O serviço de pagamentos virtuais "PayPal" é um dos mais utilizados para esse tipo de transação. O usuário efetua o pagamento para o "PayPal", que repassa o dinheiro ao site de financiamento coletivo.
Já quando o projeto atinge a meta de arrecadação, a maioria dos portais de crowdfunding costuma transferir o dinheiro para a conta corrente do idealizador.
com uol tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário