quarta-feira, 25 de junho de 2014

BRASIL 4D. Inovações em TVDi que podem ser solução para programas de inclusao digital

O Projeto Brasil 4D trouxe uma série de inovações ao processo de convergência entre TV Digital e as tecnologias por IP.

Entre estas podemos citar o desenvolvimento da norma do middleware Ginga que permite a leitura de diversas monomidias oferecendo codificação e decodificação de programas que, traduzidos para o BTS ( Broadcasting Transport Streaming ) geram aplicativos multitela, objetos clicáveis que fazem a integração das linguagens HTML com a dos audiovisuais. Assim e possível a transmissão para o carrossel de dados das informações de ativação dos audiovisuais conteúdos residentes, fundidos na tela como um idioma híbrido de IP e Radiodifusão.

Outro dado fundamental foi a busca da compressão dos conteúdos audiovisuais para um formato que pudesse a garantir um número maior de aplicativos distintos simultaneamente.

E somado a este esforço há também a questão da latência que de incio chegava as telas com um buffering mais lento de 4 K e que foi corrigido com uma introdução de uma memória cachet de 128 K, trouxe o tempo de tela preta de 1´ para 36”. Temos que progredir ainda mais.

Outro fato relevante que se soma a correções remota de conteúdos HTML, possíveis desde o inicio do projeto em sua fase 1 em João Pessoa na Paraíba, agora com a técnica do Push é possível também a correção dos conteúdos audiovisuais à distância. Assim , por exemplo, pela madrugada, o radiodifusor poderá substituir os conteúdos audiovisuais e as pessoas terão, logo pela manhã novas informações e novos serviços.

Por fim, é necessário dizer que este é o primeiro projeto integrado convergente de TV Digital aberta com tecnologias com linguagens HTML. Um avanço a ser utilizado em setor da sociedade humana sem acesso a Banda Larga com acesso massivo a TV e Rádio radiodifundidos

Uma questão fundamental foi a construção de uma metodologia de criação de conteúdos audiovisuais interativos transmitidos por radiodifusão. A soma das linguagens HTMLO/BTS não havia sido formulada num teste de conceito como estamos realizando. O desenvolvimento dos firmwares é uma questão SINE QUA NON para construção conjunta dos audiovisuais dinamicos, sejam tutoriais explicativos do uso de aplicativos, sejam de desenvolvimento de conteúdos dos serviços.

Além dos conteúdos de trabalho, direitos da mulher, saúde e assistência social dos Governos Federal e do Distrito Federal, outros serviços como do Banco do Brasil serão oferecidos. Até abril, no canal da TV Brasil digital ( canal 2.1 na TV aberta), o Brasil 4D tera completado a oferta de conteúdos audiovisuais e aplicações interativas de serviços do GDF, e também da CEF, INSS, Datasus e Incra.

Os conteúdos iniciais do Brasil 4D tratam de: 

1. Assistência Social 
CADASTRO UNICO: informações sobre o Cadastro Único e como saber se precisa ou não atualizá-lo. A partir de março, relação dos Programas acessíveis a partir do Cadastro: Telefone Social, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Isenção de Taxa de Concursos
BOLSA FAMILIA : O que é o Bolsa Família e a importância de cumprir com os compromissos para com o Programa 
JOGO QUIZ: para saber se os compromissos estão sendo cumpridos (descumprimento de condicionalidades) 
- Endereços dos CRAS, por RA

2.-Trabalho:
- OFERTA DE VAGAS DE EMPREGO Disponíveis (sistema de busca por grau de instrução e área de interesse, atualizada diariamente) 
DOCUMENTOS - relação de documentos necessários para o emprego
- Endereços das AGÊNCIAS DO TRABALHADOR, por cidade e bairro

3. Mulher 
DIREITOS : Informações sobre a Lei Maria da Penha e os 5 Tipos de Violência contra a Mulher ( Fisica, Sexual, Psicologica, Moral e Patrimonial
DEFENDA-SE: endereços e contatos da DEAM-Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, do CRAM-Centro de Referência de Atendimento à Mulher e das SAM - Seção de Atendimento a Mulher ( Delegacias, por cidade)
- JOGO QUIZ: sobre direitos e tipos de violência contra a mulher

4. Saude
SAUDE DA FAMILIA: informações sobre o programa, serviços oferecidos e endereços das Clínicas e Postos de Saúde mais próximos
CARRETA DA MULHER- Calendário de Atendimento nas RAs, por cidade e local, atual e próximos.

Os conteúdos e aplicações interativas que integrarão o projeto Brasil 4D, compor-se-ão de um número de 174 vídeos com um total de, no mínimo, 210 (duzentos e dez minutos) de duração, os quais abordarão políticas públicas dirigidas para os temas/áreas elegíveis ao Brasil 4D, abaixo descritos:

1. Assuntos concernentes às questões de gênero afeitas ao público feminino, para os quais se planeja a adoção dos seguintes subtemas.

1.1 Direitos da mulher: Com conteúdos sobre a Lei Maria da Penha, que abordem sobre os tipos de violência e apontem quais os canais disponíveis de comunicação com o serviço público de defesa para mulher. 

1.2 Educação para a mulher: Com conteúdos sobre as orientações disponíveis na educação formal, dirigidos aos professores da rede pública e à juventude, e sobre educação de questões afeitas à mulher no ambiente doméstico.

1.3 Saúde para a mulher: Divulgação do conteúdo sobre o calendário de agenda e respectivos serviços disponíveis da política itinerante denominada de “Carreta da Mulher”
.
1.4 Trabalho para a mulher: informações sobre os programas públicos, denominados Prospera Mulher e Rede Mulher Artesã. 

2. Assuntos concernentes às questões de saúde, para os quais se planeja a adoção dos seguintes subtemas.

2.1 Saúde da família: conteúdos sobre o programa público Saúde da Família, valorizando a saúde no DF, na promoção da saúde preventiva.

2.2 Aleitamento materno: conteúdos sobre o procedimento para coleta manual e armazenamento de leite humano com vistas à doação ou aleitamento do próprio bebê.

2.3 Vacinação: conteúdos sobre o calendário de vacinação anual.

2.4 Farmácia popular: conteúdos sobre a localização da farmácia conveniada mais próxima da residência, e lista dos remédios fitoterápicos disponíveis na rede.

2.5 Endereços das clínicas do programa Saúde da Família.

3. Assuntos concernentes às questões do mundo do trabalho, para os quais se planeja a adoção dos seguintes subtemas.

3.1 Emprego : conteúdos com o objetivo de facilitar o processo de intermediação de mão de obra em nossa cidade, informando aos cidadãos as vagas disponíveis no DF e onde poderão cadastrar seus currículos e ter acesso a informações sobre programas e cursos de qualificação.

3.2 Seguro desemprego: conteúdos sobre a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta e ao trabalhador resgatado na condição análoga à de escravo, bem como auxiliar os trabalhadores na busca ou preservação de novo emprego, promovendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

3.3 Microcrédito: conteúdos sobre microcrédito produtivo orientado pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, que tem por objetivo fortalecer os empreendimentos de baixa renda dos setores populares, informais e formais das áreas urbanas e rurais, proporcionando a geração de renda.

3.4 Cursos: conteúdos informando os cursos disponíveis com vistas à qualificação profissional do cidadão.

3.5 Documentos: conteúdos sobre os diversos documentos necessários aos mais variados programas da Secretária de Trabalho.

3.6 Trabalhador autônomo: orientações para o trabalho formal e informal, para profissionais autônomos como eletricistas, diaristas, jardineiros, etc. 

3.7 Endereços das Agências do Trabalhador.

4. Assuntos concernentes às questões de serviço social, referentes aos seguintes subtemas:

4.1 Cadastro único: conteúdos sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com vistas a identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, informando como e onde se cadastrar, orientando para a atualização permanente do Cadastro.

4.2 Bolsa família: Divulgação do Programa Bolsa Família e dos demais programas a ele vinculados, esclarecendo os beneficiários sobre as condicionalidades do programa.

4.3 DF Sem miséria : conteúdos sobre o programa DF sem Miséria que tem por objetivos: reduzir as desigualdades sociais e a superação da extrema pobreza; elevar a qualidade de vida da população pobre e extremamente pobre; ofertar serviços públicos voltados às famílias pobres e extremamente pobres, compreendendo segurança alimentar e nutricional; assistência social; habitação, saneamento e mobilidade urbana; educação; saúde; esporte e cultura; outras ações garantidoras de direitos; e gerar oportunidades de emprego e renda, visando à promoção social das famílias pobres e extremamente pobres.

4.4 Benefícios da prestação continuada (benefício da LOAS): conteúdos sobre o benefício da LOAS, e apontando quais os canais disponíveis para solicitação do direito, que é conhecido tecnicamente como benefício de prestação continuada e é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência grave e ao idoso com sessenta e cinco anos ou mais e que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.

4.5 Pronatec: conteúdos sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o objetivo de informar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, para as pessoas com mais de 16 anos, no âmbito do DF.

4.6 Centro regional de atendimento social: conteúdos sobre o Centro de Referência e Assistência Social - CRAS unidade vinculada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Transferência de Renda - SEDEST, localizado em áreas de vulnerabilidade social dos municípios e DF, com o objetivo de informar e orientar sobre os serviços de proteção social básica.

- Assuntos concernentes às questões vinculadas a algumas das políticas públicas geridas pelo Banco do Brasil e de interesse para a população do DF. 

- Assuntos concernentes às questões vinculadas a algumas das políticas públicas geridas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS e de interesse para a população do DF.

- Assuntos concernentes às questões vinculadas a algumas das políticas públicas geridas pela Caixa Econômica Federal - CEF e de interesse para a população do DF.

- Assuntos concernentes às questões vinculadas a algumas das políticas públicas geridas pelo Ministério da Saúde/ Datasus e de interesse para a população do DF.

- Assuntos concernentes às questões vinculadas a algumas das políticas públicas geridas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e de interesse para a população do DF.

E, finalmente:


- Outros assuntos concernentes a políticas públicas geridas pelo GDF, como a promoção do esporte, ou outros órgãos e entidades da administração pública federal que apresentem interesse para a população do DF e que sejam passíveis de desenvolvimento para os propósitos do Brasil 4D durante o período de execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário