sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novidades NAB 2. A revolução tecnológica e a produção para TV Digital

Conforme prometemos, vamos finalizar o que chamamos 'balanço das novidades' na NAB/2013 em Las Vegas, EUA.

Um consórcio de radiodifusores europeus e de produtores de conteúdos audiovisuais tem trabalhado por alguns anos no projeto FINE -Free Viewpoint Immersive Networked Experience- ou seja, Experiencia Radiodifundida com ponto de vista livre e abrangente. 

(Google images)
Neste ano , o Parque do Futuro da NAB apresentou os resultados destes esforços, apoiados pelo apoio básico da EBU -European Broadcasting Union- que permite que os profissionais possam instalar uma uma câmera virtual numa ação 'ao vivo' e possa movê-la livremente no tempo e no espaço aumentando, assim, a imersão e envolvimento com a cena.

As demonstrações que podiam ser vistas no Parque Digital da NAB versaram sobre conteúdos de esportes visualizadas em uma ou várias telas.

O National Institute of Information and Communications Tecnology (NICT) do Japão apresentou aos visitantes da NAB/2013 um equipamento protótipo idealizado para radiodifusão regional com conectividade sem fio. Esta plataforma utiliza o denominado TV White Spaces posicionado na banda de UHF de 410 e 710 MHz, de acordo com o padrão IEEE 802.22 que foi desenvolvido em cooperação com a Hitachi Kokusai Eletric e utilizando a base de dados ISB.

"...O IEEE 802.22 é um padrão para redes sem fio voltado para conectividade de áreas rurais que utiliza o conceito de rádios cognitivos e pode revolucionar o modo como o espectro de frequências é compartilhado, abrindo caminho para novas formas de exploração deste meio de transmissão..."(dados do site da Teleco)


"...Para o padrão IEEE 802.22, no entanto, o método mais importante de compartilhamento é no domínio espacial, que não é nada mais que o reuso de frequências em regiões distintas. Neste sistema, aproveita-se o fato da distribuição de frequências ser ineficiente, o que ocorre em muitas regiões, principalmente nas mais afastadas, onde somente alguns poucos radiodifusores possuem transmissores na localidade. Geralmente, os radiodifusores de pequenas cidades operam na faixa de VHF, o que deixa vários canais na faixa de UHF disponíveis. Um sistema de rádios cognitivos pode então ser utilizado para tirar proveito desta ociosidade do espectro e utilizar estes canais.."(dados do site da Teleco)

Outra promessa. Vamos postar, mais adiante, um texto especifico sobre White Space

Finalizando, também a academia fez-se representar no Parque Digital da NAB/2013 que apresentou soluções para processamento de imagens em multi-telas, processamento de cores e imagens multiespectrais.  

Uma imagem multiespectral consiste em imagens de um mesmo objeto, tomadas com diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas. Pode ser luz visível,  infra-vermelha, ultra-violeta, raio-X ou qualquer outra faixa do espectro. Diversos aparelhos fazem fotos espectrais. Podem ser câmeras comuns de vigilância ou equipamentos de análise para laboratório, para análise espectral

De modo mais usual são associados a satélites de sensoriamento remoto e naves espaciais pois muitos deles transportam câmeras multiespectrais. Desta forma podem escolher qual comprimento de onda registrar. Como exemplo, a sonda Cassini consegue fotografar os relevos da nebulosa lua Titã, pois a luz visível é absorvida por sua densa atmosfera.            

Tal tecnologia foi oferecida pelo Rochester Institut of Technology de Nova Iorque, EUA.

Bom, foram estas as novidades mais relevantes. Se alguém em visita a NAB/2013 pescou algo ainda mais interessante e me passou desapercebido (perfeitamente normal) por favor, entre em contato com este site

Nenhum comentário:

Postar um comentário