segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TV Digital interativa consolida especificações

Quem acompanha meus textos sabe que tenho uma posição bem clara sobre o futuro da TV em países da America Latina, em especial, do Brasil.
O panorama de investimentos em tecnologia de ponta, acabam chegando ao novo(sic) mundo de modo seletivo, ainda mais explicito que o mesmo processo análogo em países desenvolvidos, fontes de inovação tecnológica.
Isso em razão dos custos exorbitantes destas implantações o que acarreta que as grandes e vultuosas somas voltadas para o surgimento de novos negocios sejam dirigidas para nichos privilegiados que garantam a estes aportes, retorno que satisfaçam acionistas e agregados
Assim, a universalização de serviços, cantada e decantada pelos canones da privatização das operações em telecomunicações, que diga-se de passagem, ainda precisa comprovar sua eficiencia como serviço massificado, universal e competitivo, não foi atingida.
Deste modo a TV Digital no Brasil e na AL deveria ser pensada, como estratégia para cobrir a deficiência de investimento em tecnologia digital e colocar o "broadcasting" como uma plataforma convergente e autônoma, mantendo  suas caracteristicas de simultaneidade, na oferta de informação, no custo de banda e na gratuidade dos serviços.
Digo isto porque hoje, junto ao GT-Rx do Gired finalizamos os dados referentes aos protocolos relativos ao kit de equipamentos ( antenas, cabos e conversores digitais ) a serem entregues as 12 milhões de famílias inscritas como beneficiários do Cadastro Único.
Este é um projeto, consolidado em tese e na pratica e que deveria servir de referência para os países latino-americanos, africanos e asiaticos que fazem parte dos 04 bilhões de pessoas sem Internet no
mundo e que contribuem para que 78% das residências do planeta receberem o sinal da radiodifusão de sons e imagens.
Hoje consolidamos o processo. Este é o trabalho de uma década e que foi concretizado nestes dois ultimos anos por este coletivo e é, por suposto, único no mundo.
Sua publicacão é uma marco das políticas púbicas de comunicaçao, trazendo a oportunidade de uma nova TV aberta, interativa, com acessibilidade completa e gratuita
Fizemos nosso trabalho. Vamos torcer para que esta consolidaçao de normas e de tecnologia se torne uma realidade planetária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário