terça-feira, 10 de março de 2015

Texto do CPQD de 2005 já apontava os caminhos para o futuro

O texto abaixo é um trecho de uma publicação do CPQD, auxilio nos esclarecimentos sobre o mapa em construção das comunicações digitais. Foi publicado em 2005. 
Vejam como é atual? O que isto significa? Que poderiamos estar muito longe em desenvolvimento convergente e termos resolvido muitas pendências no setor ainda sem solução.


 A evolução das telecomunicações na década passada foi marcada pela explosão da telefonia celular e pelo aumento considerável da demanda por acesso à Internet. O mercado residencial cresceu com a aquisição de novos computadores pessoais equipados com serviços multimídia, e também com a instalação de novos sistemas de software de uso dedicado e personalizado.

 Esse mercado é atualmente um grande estimulador da difusão das TICs, gerando benefícios para os usuários fixos e móveis, que têm a necessidade de permanecer conectados à rede de comunicação. O trabalho individual e autônomo também favoreceu essa tendência, conquistando adeptos em várias camadas sociais, tanto em áreas urbanas quanto rurais. 

Destaca-se o crescimento do comércio eletrônico, cuja demanda aumenta com o surgimento de novos produtos personalizados, mas depende ainda de conquistar maior confiança dos consumidores desse segmento. Os usuários individuais estão cada vez mais consumindo conteúdos de lazer personalizados. 

A mobilidade não é ainda um fator indispensável ou fundamental, mas os equipamentos utilizados comportam quase sempre sistemas de software embutidos de uso dedicado. Os novos produtos de multimídia apresentam uma obsolescência cada vez mais rápida, principalmente no segmento de jogos que se difunde num público mais jovem.

 A complexidade dos terminais de acesso é ainda um obstáculo à maior oferta de novos serviços. A penetração rápida dos terminais celulares junto ao grande público demonstra a importância da simplicidade e praticidade como fatores determinantes para o desenvolvimento de novos terminais para acesso à Internet. Estudos prospectivos destacam a importância do desenvolvimento de produtos tecnologicamente complexos.

 Entretanto, exigem instalação e utilização relativamente simples ao usuário comum. O crescimento do uso da Internet nos últimos anos é atribuído à dinâmica da inovação tecnológica, que conduziu a uma ruptura no mercado tradicional das telecomunicações. Os aspectos tecnológicos relevantes nesse processo incluem o terminal do PC de uso abrangente e universal, e o aumento considerável das taxas de transmissão nas redes de comunicações.

 Este último possibilitou a integração de vários tipos de dados, incluindo texto, imagem, som, voz e vídeo; com o protocolo IP que apresenta maior flexibilidade, escalabilidade e interoperabilidade; para o bom funcionamento da rede. As tecnologias de código e plataformas abertas, que suportam o desenvolvimento de sistemas de software livre, também contribuíram para difundir os serviços oferecidos pela Internet, pois são apoiadas por órgãos de padronização como o IETF. A inovação tecnológica na área das TICs traduz as aspirações tanto dos usuários como as econômicas. A evolução tecnológica na década passada modificou substancialmente o mercado tradicional das empresas operadoras de telecomunicações.

 Emergiram novos atores para atender as demandas geradas pelas novas oportunidades oferecidas no mercado. O conceito de ruptura tecnológica é fundamental para compreender a descontinuidade gerada através da implementação do protocolo IP conforme discutido acima no modelo de Fransman. Uma nova tecnologia de ruptura não é necessariamente melhor do que a anterior, mas atende a uma demanda explícita ou implícita dos usuários (no custo e na unificação de plataformas de serviços e aplicações). As tecnologias de ruptura podem modificar de forma substancial as regras do jogo da competição no mercado.

Apóiam-se, essencialmente, em novas oportunidades surgidas em mercados em crescimento, que por sua vez se apresentam com maior valor para os usuários. Alguns tatos tecnológicos importantes trazidos pelo uso da Internet que poderão ter impacto nas telecomunicações nos próximos anos: • 

A competição desloca o valor agregado das empresas operadoras tradicionais para a oferta dos serviços no acesso. • 

O desenvolvimento acelerado de componentes de sistemas de software reutilizáveis aumenta a difusão dos aplicativos pela Internet. • 

A TV digital por radiodifusão broadcast proverá novos serviços interativos e novos terminais. • O desenvolvimento de conteúdos e sistemas de software gera um novo modo de relacionamento com os usuários. • 

Os novos dispositivos e componentes reprogramáveis com sistemas de software embarcados se difundem amplamente nos equipamentos de hardware. • 

As novas funcionalidades de comutação óptica ampliarão a capacidade das arquiteturas das redes ópticas IP/WDM, diminuindo seu custo e complexidade.

Não dá pra negar. Quem conhece já sabia o caminho. Será que a gente consegue ouvi-los? Espero que sim

Prospecção tecnológica e principais tendências em telecomunicações Cad. CPqD Tecnologia, Campinas, v. 1, n. 1, p. 7-27, jan./dez. 2005 11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário