Interatividade sob risco
O grande exito da modulacao ISDB-T/COFDM no que se refere a segmentacao adotada pelo Japao e acompanhada por 16 paises em todo o mundo, destaca-se, entre as facilidades de transmissao de programacoes que compartilham uma banda de espectro, a oferta do segmento que serve diretamente aos receptores moveis e portateis, conhecido como One Seg.
O Brasil vem discutindo a adocao de politicas que privilegiem, atraves da instituicao de programas produtivos basicos, o incentivo a fabricacao de celulares e televisores portateis que contenham um sintonizador de canais apropriado para o sistema ISDB-T.
No Japao e na Coreia o uso massivo da transmissao de sinais de TV digital pelos cidadaos destes paises asiaticos, estabelece um mercado que abre perspectivas promissoras para radiodifusores, empresas de telefonia e setor publicitario. As lojas deixaram recentemente de vender aparelhos com tecnologia mais antiga. São encontrados agora apenas os de terceira geração.
Mais de 90% dos aparelhos dos usuários dos dois países já são de terceira geração de celulares. No Brasil, essa proporção ainda é inferior a 5%. Serviços como acesso à internet correspondem a 33% do faturamento das operadoras de telefonia móvel
|
|
Esperamos que isto nao venha a ocorrer. Servicos publicos que porventura venham ser oferecidos, dentro do ambito do Ginga, com configuracao audiovisual + HTML num ambito nacional pela TV Digital gratuita e aberta, nao serao acessiveis nestes equipamentos moveis e portateis.
Ainda e tempo de estabelecer estas pontes que permitam o convivio de um nova TV Digital interativa num ambiente convergente onde todos ganharao, radiodifusores, empresas de telefonia com a adocao do canal de retorno em tecnologia 3G, as instituicoes governamentais com a entrega pela TV aberta de seus servicos e , obviamente, o publico em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário