quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Brasil 4D pode acabar com a exclusao enquanto a Internet nao chega

BRASIL 4D. Alternativa possivel a exclusao digital

Nesta segunda-feira, dia 17.02 vimos realizado um sonho de muitos os que batalham pela apropriacao das tecnologias digitais pelo publico de baixa renda.

O Brasil tem cerca de 17 milhoes de familias cuja renda mensal e de R$ 173, 00 o que significa dizer, abaixo da linha miseria. Houve progresso real nos ultimos anos para outros 36 milhoes de brasileiros que deixaram a condicao aviltante de estar vivendo em condicoes precarias e ingressar num nivel social onde ha mais oportunidades e qualidade vida.

Entretanto, como realizar este trabalho arduo de elevar as condicoes economicas, sociais e culturais destes 64 milhoes de patricios que ainda lutam para ter tres refeicoes diarias, emprego com carteira assinada e usufruir das prerrogativas da cidadania plena?

Informacao. A Palavra significa mais do que acesso ao conhecimento, mas presume o ingresso de todos os brasileiros ao mundo das ferramentas digitais, porta de entrada ao mundo da qualificacao profissional e de um universo de dados que, guardada a visao critica sobre suas fontes e objetivos, tornam o individuo preparado para a escalada em busca da realizacao pessoal, seja qual for o entendimento existencial para tal conquista.

A realidade, perversa e as vezes imoral considerando-se a oferta destas facilidades tecnologicas como a Internet de alta velocidade para todos, o que pressupoe, gratuidade e investimentos de cunho social, sem retorno de investimentos imediato, faz com que, a maioria dos brasileiros, cerca de 53%, nao disponha destas conexoes em banda larga em sua residencia.

Conclusao: Somam-se aos 4 bilhoes e 600 milhoes ( fonte:relatorio ONU, 2012) de individuos sem computadores em todo mundo. O que fazer diante deste apartheid tecnologico, desta gigantesca exclusao?

Uma via e o investimento massivo em infraestrutura para que a internet banda larga chegue a todos. O custo previsto para isto alcanca alguns trilhoes de dolares. Conclusao. Nao ha recursos para tanto, respondem paises industrializados e corporacoes do setor.

Outro caminho e encontrar alternativas que propiciem imediatamente o ingresso destes contigentes populacionais ao mundo digital atraves de outras plataformas digitais. Quais? Ora, as que ja estejam a disposicao das pessoas, de modo universal e massificado. A resposta nos vem a mente num flash: a televisao e os celulares.

Com a combinacao destas bases tecnologicas disseminadas em todo planeta, poderiamos ter uma alternativa muito positiva ao ingresso indiscriminado de todos os segmentos sociais ao mundo digital pela TV Digital Interativa acoplada ao uso do celular, especialmente em tecnologias de telecomunicao mais baratas como as de 2G e 3G.

E esta e exatamente o perfil do projeto Brasil 4D, lancado pela EBC e testado em duas cidades brasileiras em provas de conceito distintas, em Joao Pessoa na Paraiba e Distrito Federal, nas cidades satelites de Samambaia e Ceilandia.

Utilizando-se de uma camada de conversao de midias (middleware) que permite a integracao de diversas linguagens IP e BTS (Internet e Radiodifusao) , a interatividade local e plena com canal de retorno, esta soma de tecnologias digitais propoe a inclusao destes bilhoes de individuos ao mundo digital com caracteristicas de participacao e integracao. E isto atraves de um middleware inteiramente nacional, criado em universidades brasileiras com recursos proprios e do Governo Federal: o Ginga, plataforma aberta e com especificacoes gratuitas.

O Sistema onde Ginga e residente e uma versao do sistema ISDB-T de criacao japonesa, adotado pelo Brasil em 2006 com inovacoes brasileiras e conhecido como ISDB-Tb. E esta versao foi adotada igualmente por 12 paises. (Japao, utiliza o middleware BML, e Filipinas e Botswana estao decidindo que versao do ISDB-T adotar)

O Brasil 4D e uma alternativa a exclusao digital e que nao compete com nenhuma outra plataforma digital, seja ela a Internet ou servicos de telefonia. Por vezes podera se juntar a elas, em outras complementa-las. A TV Digital alternativa, suporte do Brasil 4D e uma solucao definitiva, que convivera, por suas caracteristicas, com todas as plataformas digitais atraves envio de informacoes simultaneas para bilhoes de pessoas e Ao Vivo.

Alem de proporcionar evolucoes tecnologicas como a melhoria constante da definicao de audio e video, atraves das tecnologias de compressao e transmissao de dados em 4K e 8K, oferece a interatividade plena a bilhoes de pessoas que ja recebem sinais de televisao aberta e gratuita.

Nao esperamos vida facil. Ha muito que fazer, otimizando servicos oferecidos (hoje ainda na orbita dos programas publicos), melhorando sua acessibilidade e investindo na convergencia tecnologica entre plataformas digitais

Estamos no caminho certo, nao de pode mais esconder ou negar

Um comentário:

  1. Parabéns André Barbosa!
    Bela inicitiva.
    Por favor, pense na possibilidade de escolher Mariana para cidade piloto.
    Esta cidade é a mais antiga de Minas Gerais, tem cerca de 60 mil habitantes, e vive na miséria informativa.
    abraços

    Juçara Brittes

    ResponderExcluir