domingo, 13 de janeiro de 2013

Piloto da TV Digital Publica Interativa começa com o pé direito

Como já publiquei em postagem anterior, o piloto que a EBC vem realizando junto a diversos parceiros em João Pessoa, na Paraíba teve sua primeira ação junto ao público no final de dezembro e os resultados foram auspiciosos. 

Foram oferecidos, através da transmissão broadcasting pelo canal 61 UHF,  duas programações em HD, da TV Brasil e da TV Câmara e mais um canal One Seg ( para dispositivos móveis e portáteis) complementado por um canal de dados. Este, inclusive é formato a ser apresentado as autoridades brasileiras quando das discussões do Projeto do Operador da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital.

(Google Images)

Foram criados videos interativos ( e para isto um esforço significativo da empresa TOTVS que não mediu esforços para escrever as linhas de programação para o uso destes aplicativos televisivos para uso no ambiente Ginga. Foi preciso dar os primeiros passos para a implementação do perfil C do middleware  nacional. 

Assim, dividiu-se estes videos interativos em três áreas de interesse do público receptor deste programa, os 100 beneficiários do programa Brasil Sem Miséria inscritos no Bolsa Família, moradores dos bairros mais pobres da capital paraibana: 

-Trabalho: com apoio do Ministério do Trabalho foram produzidos três programas-piloto desenvolvidos pelo polo multimídia da Universidade Federal da Paraíba tendo como temas a obtenção e posse de documentos  como carteira de trabalho, CIC e Carteira de Identidade, além da bolsa de empregos 
( muda quinzenalmente ) e programas de qualificação profissional. 

-Saúde : com o apoio do ministério da Saúde, foram, produzidos 04 episódios desenvolvidos pela Universidade Católica de Brasilia produzidos através do uso da linguagem das comédias de situação abordando os programas:  Saúde em Família, Farmácia Popular, Vacinação e Aleitamento Materno. 

-Benefícios : com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Previdência, produziram-se 03 videos interativos desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina tendo como tema: Benefícios do governo Federal como o Bolsa Família e o Cadastro Único.

Todos estes aplicativos com linguagem para televisão privilegiaram a linguagem oral com o uso apenas tangencial de letreiros e textos de reforço. O público escolhido, a maioria analfabeta, precisa receber as informações através das palavras faladas e assim participar e desfrutar das informações.

O projeto já está em andamento com todas as cem casas em quatro bairros de João Pessoa  tendo os equipamentos, conversores ( com os aplicativos encapsulados ) e antenas já instalados. 

Agora se inicia a fase de aplicação de pesquisas sobre uso do equipamento, eficácia da linguagem e o acompanhamento sobre as questões da apropriação da informação e o consequente resultado medido através da oferta dos serviços presentes nos videos interativos e sua incorporação cotidiana, da busca pelos indicativos. Este trabalho, sempre é bom lembrar está sendo realizado pelos consultores do Banco Mundial.

Estaremos informado aos interessados através deste blog do andamento deste programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário