terça-feira, 30 de outubro de 2012

VER TV: 5 anos da TV Digital



Vi no site do programa VER TV do meu amigo Lalo a pergunta: Porque a Globo só coloca no ar 37% dos programas em digital? 

Acho que as pessoas precisam ser informar mais. 
Toda a programação da TV Globo é produzida em sistema Digital, porém só 37% em Alta Definição ou HD. Os outros 63% misturam licenciamentos que podem também ser em HD ou produções próprias também digitais, em Definição Padrão, ou SD. 

Ou seja, não há mais produção analógica. Há sim TRANSMISSÃO analógica de sinal até o desligamento. É muito difícil de entender isto? Outra coisa, interatividade não é uma tecnologia de produção hegemonia na TV.

A TV , aberta ou fechada, tem a capacidade de ser um instrumento de transmissão talhado para grande público em caráter simultâneo. E especialmente para transmissões ao vivo, sejam jornalisticas, sejam artísticas. 

A Interatividade poderá estar alinhada com o conteúdo do programa de TV ou ser oferecido simultaneamente ao programa sem estar a este relacionado. Estes modelos ainda estão sendo desenvolvidos em todo o mundo, especialmente nos países que mantem investimentos em TV aberta digital.

As principais questões a serem equacionadas são os modelos comerciais. Os principais veículos para se testar a interatividade em sua plenitude são, sem dúvida , os canais públicos como a TV Brasil, TV Senado, TV Câmara etc, que podem oferecer serviços públicos interativos. 

Mas não nos esqueçamos. Interatividade plena precisa de canal de retorno e canal de retorno precisa utilizar plataformas de telecomunicações, bidirecionais por natureza. 

Eis ai o mundo da convergência digital em sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário