quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O fim das relações:  O que e o “Phubbing" ?

Vc. ja esteve alguma situacao onde num jantar ou qualquer outro cenario onde um relacionamento entre duas ou mais pessoas se estabelece e em vez de haver uma troca normal de impressoes ou ideias como seria normal, as pessoas passam a maioria do tempo deste encontro conectados a um smartphone, teclando em alguma rede social?

Pois este comportamento cada vez mais notado tem um nome ingles: "Phubbing" . Ou seja a palavra significa parar de prestar atenção a uma pessoa próxima de você para olhar para o seu telefone. E ao a tela do seu celular para atualizar o status do Facebook, para postar algo no Twitter (ou ler a timeline), para enviar mensagens WhatsApp para, jogar, ou qualquer outra coisa, uma nova situação passa a imperar entre as pessoas: o comportamento ensimesmado, personalista, individualizado, que troca a relação de fato, por uma troca virtual entre internautas




Para alguns, é um costume e para outros é o fim do relacionamento e da civilização como a conhecemos. Então, já existe um movimento para erradicar o phubbing, ou deixar claro que é, no minimo, um costume rude. na verdade, este desconforto ja causa serios problemas entre casais que passam a tentar estigmatizar o phubbing.

Este "exilamento do outro" acontece em restaurantes, bares, casas, escritórios, caminhadas, parques, lojas, igrejas, recitais, conhecidos, amigos, namorados, e até mesmo entre as celebridades

Um grupo de pessoas, cansado de amigos que têm este tipo de prática, decidiu criar o site "Pare o Phubbing", a fim de combatê-lo. Eles mesmos, de fato, deram um nome para a ação. Phubbing: não quero mais. É muito bem construido, que surge ou desaparece enquanto o Phubbing esta acontecendo e o parceiro insatisfeito envia uma mensagem para o "individualista" e menciona ironicamente alguns "fatos" que o obriga a ter consciencia do que esta fazendo, atraves de algumas boas sugestões.


Outras medidas dizem respeito a receber o apoio dos proprietários de restaurantes e bares para que permitam a colocação de cartazes em seus espaços avisando dos maleficios desta atividade de alienação ou mesmo o envio de cartas remetidas para aquele amigo que nos e caro mas que costumam fazer "phubbing" na nossa presença.

O movimento começou em Melbourne , Australia criado por um jovem de 23 anos , chamado Alex Haig e que se espalhou como pólvora no pais e chegou a Europa como informe de agencias de notícias ou em materias de jornais como o "The Guardian", e dai ocupando espaço em veículos em todo o mundo tais como blogs, sites como o BuzzFeed, entre outros. Ate uma página no Facebook com ideias, fotos, notícias e propostas ja existe.




Uma idéia de bastante sucesso é o "Phublotto" um jogo com amigos que ja domina os interesse dos usuarios de smartphones, na verdade, um desafio que premia aquele que quebra a corrente do jogo ao receber um telefonema e voltando por assim dizer, a vida real. É um lugar divertido para visitar e pode potencialmente servir para perceber o que o "Phubbing" incomoda e dar consciência ao "phubber" de como ele se trona desagradável e anti-social.

Esta questão passou fazer parte de estudos dos pesquisadores dos comportamentos humanos e suas conseqüências tal a sua incidencia e os processos de quebra afetiva que vem provocando. E, por fim, lembrar as palavras e Albert Einstein: Quando o homem se deixar dominar no futuro pela tecnologia, ele estará decretando o final estrutura social como conhecemos, substituindo-a por um mundo onde falta de afeto convivera com uma logica fria e de inspiração previsível.


Ei, voce tem consciencia disso? Sabe o que isto significa para sua vida como individuo? Pense e, se aceitar uma sugestão se relacione olhando nos olhos de seu parceiro nos momentos de entretenimento, profissionais, e especialmente os conduzidos pela emoção. Voce vai ver a diferença positiva na sua vida pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário