sexta-feira, 9 de agosto de 2013




Mercado de jogos eletrônicos cresce no Brasil e gera empregos na área



Profissionais mais procurados são designers e programadores de jogos.
Especialista na área responde dúvidas sobre mercado de trabalho.



O Brasil é o país onde o mercado de jogos eletrônicos mais cresceu em 2012. As vendas movimentaram R$ 1,6 bilhão, crescimento de 60% em relação a 2011. Além disso, o país é o quarto maior consumidor de jogos do mundo. 

Com esse mercado, as previsões para quem trabalha na área também são animadoraA estimativa é que o mercado de trabalho na área de games cresça 13,5% nos próximos cinco anos. Segundo a Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais), as funções mais procuradas são designers e programadores de jogos para redes sociais e plataformas móveis, como celulares e computadores portáteis.

Nesta área, 80% dos profissionais empregados têm nível superior, mas essa não é a principal exigência. O que é o mercado mais precisa é de profissionais com experiência.

Na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, engenheiros doutores criam jogos para ensinar trabalhadores. “Nosso objetivo é focar em tecnologias de simulação e visualização 3D. É uma espécie de games para aplicações sérias e importantes na sociedade, principalmente relacionadas ao trabalho e às atividades essenciais da vida humana que pode ter algum risco”, explica Marcelo Zuffo, professor da USP.



Excepcionalmente nesta segunda-feira (15), o chat do Sala de Emprego não foi exibido ao vivo. Veja no vídeo ao lado a entrevista com Roseli de Deus Lopes, vice-coordenadora do Centro de Instrumentação em Tecnologias Interativas da USP. Ela respondeu dúvidas sobre o mercado de games no país.PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário