segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mercado esquenta com a perspectiva de venda de torres e antenas para TV Digital

Infra-estrutura de torres e equipamentos dao fôlego ao mercado

A interiorização da digitalização, intensificada pelo processo de desligamento do sinal analógico, está aquecendo o mercado dos fornecedores de equipamentos para broadcast.

“A produção de antenas de transmissão de sinal digital está a todo o vapor. Estamos contratando funcionários e trabalhando em mais turnos”, diz Marcelo Zamot, gerente de vendas da Ideal Antenas. Segundo ele, o aumento de demanda está sendo causado pelo processo de interiorização do sinal digital. “As cabeças de rede já estão digitalizadas, e agora estão expandindo a tecnologia para suas geradoras e repetidoras no interior”, conclui.



“Estamos vivenciando um crescimento do mercado ano a ano”, diz Sérgio Constantino, gerente de vendas para o mercado broadcast da Panasonic. Segundo ele, essa tendência deve manter-se nos próximos anos. O motivo seria a demanda das geradoras de pequeno e médio porte por equipamentos de captação e gerenciamento de conteúdo digital. “Tanto para jornalismo quanto para produção em estúdio, essas geradoras estão procurando aparelhos para captação digital e também toda infraestrutura de switchers e demais equipamentos”, diz.

“A tendência que vemos no mercado agora é uma necessidade de digitalização e HD nas filiadas, principalmente as que ainda trabalham com analógico”, diz Luis Fabichak, gerente de marketing da Sony. “É preciso adaptar o custo dependendo do tamanho da afiliada”.





Na aquisição de equipamentos de captação HD para jornalismo, o executivo diz que muitas afiliadas adotam aparelhos com sistema de memória, mais prático e também mais custoso que o modelo XDCAM, que trabalha com discos ópticos e foi adotado por grandes emissoras como a globo, por exemplo. “Isso acontece porque a produção local do jornalismo geralmente é em larga escala. Em grande escala a XDCAM faz mais sentido”, diz. A demanda por unidades móveis digitais e HD também tem crescido entre as afiliadas regionais, de acordo com o executivo.

De acordo com Zamot, a demanda por antenas de transmissão digital aumentou sensivelmente com o estabelecimento de prazos para o desligamento do sinal analógico.“Antes ligávamos e geralmente levava meses para termos uma resposta. Hoje quando ligamos para o cliente ele já tem um projeto e fala que já está nos mandando o pedido”, diz. “Agora, cabe a nós, empresas, nos organizarmos para atender essa demanda e aproveitar esse momento”, completa.



“Com o prazo estabelecido para o switch off, pressiona-se para que os investimentos sejam feitos dentro desse período”, diz Constantino. “Podemos dizer que liberou uma demanda que já existia mas estava contida. Conforme as empresas investem em transmissão digital, elas começam também a investir no seu parque de equipamentos”.

Já para Fabichak, a demanda das afiliadas é principalmente resultado de uma necessidade natural de evoluir a tecnologia. “Conforme elas acumulam dinheiro para investir, naturalmente vão atualizar sua tecnologia”, diz.

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