quarta-feira, 17 de julho de 2013

Crownfunding. Como ajudar projetos sem recursos a acontecer com sua ajuda

Imagine um projeto com idéias inovadoras, ou nem tanto, mas com objetivos íntegros, sociais ou culturais. Ou ainda, a luta por uma causa, a defesa de uma classe ou gravação de um filme, um vídeo-clipe ou curta-metragem. Muitas podem ser as categorias destes projetos: cinema & vídeo, dança, arte, design, web, música, teatro, jogos, comunidade, arquitetura & urbanismo, artes plásticas, circo, esporte, eventos, fotografia, jornalismo, literatura e muitas outras propostas. O que todos eles têm em comum?  Todos podem ser financiados por você, através da internet.



O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.  O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas,jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas politicas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

O termo inglês crowdfunding parece ter sido criado pelo empresário americano Michael Sullivan, entusiasta de projetos desse tipo, em 2006, mas o uso de financiamento coletivo tem um antigo precedente para arrecadação de fundos para filantropia. 

O financiamento coletivo recebeu atenção renovada para outros fins com o advento da Internet quando transações financeiras de longa distância e sistemas de micropagamento se tornaram viáveis e de baixo custo, e a agregação de um número grande de pessoas físicas ao redor do mundo interessadas em um certo assunto se tornou factível. 

Um dos usos pioneiros de financiamento coletivo foi para financiamento de artistas, como a campanha realizada pela banda britânica Marillion para produzir álbuns e financiar turnês  a partir de 1997. A indústria de filmes também iniciou projetos similares, como a produção do filme The Age of Stupid pelos produtores franceses Guillaume Colboc e Benjamin Pomeraud. 

Assim, graças às mídias sociais, as pessoas podem se conectar e propagar suas idéias e objetivos, divulgando seus projetos, que muitas vezes são agregadores sociais. Um espetáculo de dança, a gravação de um CD, um evento cultural, uma revista ou um jornal e ainda estudos científicos e de novas tecnologias. Através da força das redes, o idealizador alimenta sua ideia promovendo-a para milhares de pessoas.


Aqueles que se interessarem pelo projeto, selecionam o valor que gostariam de oferecer contribuindo com base em cotas pré-determinadas pelo idealizador do mesmo. Um valor máximo deve ser estipulado e um período para que este valor seja atingido também. Os sites de Crowdfunding permitem que qualquer um possa acessar as informações para conhecer o projeto, bem como, realizar o pagamento on-line conforme desejar. 

Na maioria das vezes, aquele que contribui recebe algo em troca, como agradecimento pela participação. É a concessão de recompensas aos financiadores, em escala proporcional à grandeza do incentivo concedido. As recompensas estão de certa forma associadas ao objetivo final, mas isso não é necessariamente uma obrigação: a captação de recursos para a realização de um filme, por exemplo, pode prever recompensas como fotos das locações nas quais a obra será rodada.

Novos tempos, novos métodos. Vamos participar?

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