quinta-feira, 11 de julho de 2013

Big Data, um novo instrumento de conhecimento. Você sabe o que é?

Big Data

O que é Big Data?: Você sabe sobre sua importância em sua vida diária?

Uma definição clássica de Big Data: é um termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas. Muito tem sido escrito sobre Big Data e como ele pode servir como base para a inovação, diferenciação e crescimento.

A ascensão das mídias sociais, juntamente com o progresso de ferramentas computacionais que podem processar enormes quantidades de dados, torna possível uma abordagem fundamentalmente nova para o estudo dos seres humanos e da sociedade. Já não temos que escolher entre o tamanho de dados e sua  correspondente complexidade. Podemos estudar trajetórias exatas formados por bilhões de expressões culturais, experiências, textos e links. 



Lev Manovich , o criador das conhecidas Análises Culturais escreveu em 2011: "...O surgimento das mídias sociais no meio da década de 2000 criou oportunidades para estudar os processos e as dinâmicas sociais e culturais em novas formas. Pela primeira vez, podemos acompanhar a imaginação, opiniões, idéias e sentimentos de milhões de pessoas. Nós podemos ver as imagens e os vídeos que eles criam e comentar, monitorar as conversas a que se dediquem, ler seus posts e tweets, navegar em seus mapas, ouvir suas listas de músicas e seguir suas trajetórias no espaço físico. E nós não precisamos pedir sua permissão para fazer isso, pois eles mesmos nos encorajam a fazê-lo ,transformando toda esta informação em dados públicos
(...)

O conhecimento detalhado e insights que antes só podiam ser alcançados sobre algumas pessoas podem agora uma abrangência exponencialmente maior. Em 2007, Bruno Latour resumiu estes desenvolvimentos da seguinte forma: "As forças precisas que moldam nossas subjetividades e os personagens precisos que fornecem nossas imaginações são todos abertos a questionamentos feitos nas ciências sociais. É como se o funcionamento interno do mundo privado têm sido arrombado porque suas entradas e saídas tornaram-se completamente rastreáveis. "

Dana Boyd e Kate Crawford, presentes na Conferencia ICA (International Communication Association ) escreveram em 2011 um artigo considerado um clássico no tema cujo titulo  Seis provocações: o BIG DATA uma litura inteligente deste fenômeno. Entre seus argumentos destacam-se os seguintes:

A era do Big Data já começou. Os cientistas da computação, físicos, economistas, matemáticos, cientistas políticos, bio-informáticos e sociólogos além de muitos outros estão clamando pelo acesso às grandes quantidades de informações produzidas por e sobre pessoas, coisas e suas interações. Diversos grupos argumentam sobre os potenciais benefícios e custos da análise de informações do Twitter, Google, Verizon, 23andMe, Facebook, Wikipedia, e cada espaço onde grandes grupos de pessoas deixam vestígios digitais e dados de depósito. 



Questões importantes surgem: Será que análise em larga escala de DNA ajuda a curar doenças?  Ou será que inaugurar uma nova onda de desigualdade entre os médicos, ou seja, aqueles que tem acesso a estes tracking (analises de dados referente a este acompanhamento especifico) em relação aos que não tem? 

Será que as análises de dados ajudam a tornar o acesso das pessoas à informação mais eficientes e eficazes? Ou será que vai ser usado para controlar os manifestantes nas ruas das grandes cidades? Será que vai transformar a maneira como estudamos a comunicação humana e da cultura, ou reduzir a paleta de opções de pesquisa e alterar o que significa "pesquisa"? Alguns ou todos os acima?

Ao argumentar que o fenômeno Big Dados está implicado em algumas mudanças históricas e filosóficas muito mais amplas  não é sugerir que ele é o único responsável, a academia é de nenhuma maneira a única força motriz por trás da virada computacional. Existe unidade de propósitos entre governos e setores industriais em direção a coleta e extração de valor máximo a partir dos dados, seja a informação que levará a publicidade mais segmentada, design de produto, planejamento de tráfego ou policiamento criminal? 

Há sim implicações sérias e de grande alcance para a operacionalização do Big Data, e o que isso vai significar para as futuras agendas de pesquisa. Como Lucy Suchman (2011) observa,  parafraseando Levi Strauss, "nós somos nossas ferramentas. Devemos considerar como participar na formação do mundo como os usamos" 

A era do Big Data está apenas começando, mas já é importante que começar a questionar os pressupostos, valores e preconceitos dessa nova onda de oferta gigantesca de informações.  Como estudiosos investidos na produção do conhecimento, os cientistas sociais e muito especialmente os de comunicação terão em tais  análises  um componente essencial para suas pesquisas e compreensão deste mundo digital revolucionário

Mas é, sem dúvida, o mercado que terá as melhores oportunidades de conhecer a si mesmo quando de posse desta miríade de dados provenientes deste banco enorme de conhecimento, o Big Data.


Nenhum comentário:

Postar um comentário