terça-feira, 30 de julho de 2013

Carlos Slim ataca na Europa

A America Móvil de Carlos Slim rompe com  a empresa de telefonia holandesa KPN e põe em risco a venda de sua subsidiária alemã à Telefónica


Guerra surda no mercado global de telecomunicações. A América Móvil, a primeira operadora da América Latina, quebrou a aliança que tinha com o grupo holandês KPN depois que este chegou a um acordo para vender a E-Plus, a sua subsidiária alemã,  para a Telefónica por cerca de 8,100 milhões de euros em dinheiro e ações. O grupo controlado pelo empresário mexicano Carlos Slim  deixou sem efeito a cláusula que impedia  sua participação em mais de 30% na KPN. Com isso, ele ficou livre para lançar uma oferta pública de aquisição para os holandeses e assim quebrar o contrato destes com a Telefónica.



A KPN  havia sido usada como uma ponte para o desembarque do magnata mexicano na Europa. Enquanto tinha a E-Plus, a terceira empresa de telefonia móvel da Alemanha em termos de assinantes, a posição era confortável.  Agora ao passar para as mãos da Telefónica, a empresa holandesa se torna a mais local. Para KPN, a venda é devido à difícil posição competitiva no mercado alemão e do alto preço pedido: 5.000 milhões de euros em dinheiro, mais de 17,6% da futura  Telefónica Deutschland .

Embora a operação tenha sido bem recebido pelos investidores, a valorização da KPN nas bolsas é um pobre consolo para a empresa de Slim, que comprou a maior parte de sua participação na empresa em 2012, a um preço bem acima dos atuais, acumulando grandes perdas. Além disso, a Telefónica é uma das principais rivais da América Móvil na América Latina.

A América Móvil tem dois representantes no Conselho de Administração da KPN. Dois representantes que não aceitaram muito bem o acordo de a venda entre os grupos alemão e o espanhol, celebrado em 22 de julho. A operação precisa do apoio dos acionistas da KPN, onde Slim é o maior acionista, com cerca de 30%. Se o conselho rejeita a operação, a KPN terá que indenizar a Telefónica em 50 milhões de euros.



A lei holandesa, assim como a espanhola, forçam uma oferta pública de aquisição de 100% do total que exceder a 30% do capital. Slim depois de retirar a cláusula que o impedia a melhorar sua  situação atual, provocou uma aquisição que fez prender a respiração ao mundo financeiro holandês . Entretanto, os 
acionistas holandeses prefere pensar outra solução e fazer Slim  aguardar um prazo razoável para não desequilibrar o seu negócio."Não temos conhecimento de quaisquer alterações. A firma mexicana ainda não saber se interessado inchar suas ações ", dizem os porta-vozes holandeses

O acordo de acionistas foi assinado em fevereiro. Slim concordou em participar de um aumento de capital de 3.000 milhões alem do que foram garantidos dois assentos no Conselho, que de fato, tem mantido, 
se comprometendo a não  a não ultrapassar 30% ou, o que seria o mesmo, que forçar um atque ao controle total da empresa holandesa. O acordo foi por prazo indeterminado, mas a América Móvil poderia quebrá-lo com aviso prévio de dois meses e no caso de uma oferta para o grupo holandês ou subsidiária relevante, como é o caso.



As ações  da KPN  subiram 4,6% ontem na Bolsa de Valores em razão das especulações sobre esta aquisição. Em contraste, a América Móvil caiu pelo mesmo motivo.

Mexicano de origem libanesa, Carlos Slim é o segundo homem mais rico do mundo, segundo a Bloomberg. O passo dado pela KPN é um dilema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário