Migração da TV Digital no Brasil. Dados Preliminares.
Módulo de Mercado do Fórum SBTVD junho 2013
Visão de Futuro:
Valorização da TV Digital como mídia de massa – futuro da TV Aberta
Resultado de um plano de desligamento bem elaborado e executado;
Disponibilidade de Espectro para que no futuro haja desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.
Disponibilidade de Espectro para que no futuro haja desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.
Preocupações do Setor:
Sistema livre de interferências de futuros serviços operados na banda de 700 MHz (4G/LTE).
O Governo Federal deverá fechar acordos com o Governo Municipal para proverem mecanismos de atendimento e disseminação de informações aos telespectadores, como por exemplo, difundir as informações em escolas da cidade e instituições públicas;
O Fórum SBTVD deverá mapear as necessidades da população do município escolhido para que as ações de comunicação sejam focadas em cada público;
As instituições federais presentes no município, como por exemplo, Caixa Econômica e Banco Brasil, entre outras, apoiarão na comunicação do processo de migração de tecnologia.
Eixo Governança
Responsável por estruturar todo o processo para que os testes sejam realizados de acordo com o planejado. Este eixo terá o governo como direcionador e envolve todas as partes. Espera-se que este eixo atue no município para preparar todo o ambiente para que os testes ocorram. Para isto, deve-se considerar que:
Sistema livre de interferências de futuros serviços operados na banda de 700 MHz (4G/LTE).
Vantagens Operacionais:
Término das Transmissões paralelas (analógica/digital)
Término das Transmissões paralelas (analógica/digital)
Redução dos custos e riscos operacionais
Facilidade na Distribuição de sinais das geradoras para suas retransmissoras:
Redução de complexidade e custos de distribui
Sobre a Política de Desoneração / Financiamento
Equipamentos de Transmissão
Sobre a Política de Desoneração / Distribuição
Equipamentos de Recepção
Sobre o Projeto Piloto
Piloto do Desligamento da TV Analógica
O Piloto do Desligamento da TV Analógica é uma importante fase do plano de migração da TV Aberta do sistema analógico para o digital e tem como objetivo a escolha de município(s) para realização do teste de encerramento de operações da TV analógica.
Espera-se que com esse teste as partes envolvidas: radiodifusores, indústria, governo e sociedade possam analisar os diversos pontos, positivos e negativos, com o propósito de gerar subsídios para o Plano de Desligamento da TV Analógica Brasileira.
O(s) município(s) escolhido(s) deverá(ão) atender a alguns critérios e pré-requisitos como forma de tornar a ação mais eficaz e permitir que os resultados possam ser replicados a qualquer outra cidade brasileira.
Para facilitar a análise destes critérios, optou-se por dividir a execução do projeto em quatro principais eixos de atuação:
Sobre a Política de Desoneração / Financiamento
Equipamentos de Transmissão
Sobre a Política de Desoneração / Distribuição
Equipamentos de Recepção
Sobre o Projeto Piloto
Piloto do Desligamento da TV Analógica
O Piloto do Desligamento da TV Analógica é uma importante fase do plano de migração da TV Aberta do sistema analógico para o digital e tem como objetivo a escolha de município(s) para realização do teste de encerramento de operações da TV analógica.
Espera-se que com esse teste as partes envolvidas: radiodifusores, indústria, governo e sociedade possam analisar os diversos pontos, positivos e negativos, com o propósito de gerar subsídios para o Plano de Desligamento da TV Analógica Brasileira.
O(s) município(s) escolhido(s) deverá(ão) atender a alguns critérios e pré-requisitos como forma de tornar a ação mais eficaz e permitir que os resultados possam ser replicados a qualquer outra cidade brasileira.
Para facilitar a análise destes critérios, optou-se por dividir a execução do projeto em quatro principais eixos de atuação:
Eixo Cobertura
Responsável por massificar o sinal digital. Envolve os radiodifusores, a indústria de equipamentos de transmissão e o governo. Os critérios deste eixo visam garantir que os sinais digitais cheguem a todas as residências e para isto, a(s) cidade(s) escolhida(s) deve(m) ter:
Todos os canais digitais destinados à localidade consignados, com seus projetos de locais de instalações e equipamentos aprovados e com seus atos de uso de radiofreqüência publicados no Diário Oficial da União;
Todas as estações digitais presentes na(s) cidade(s) com seus sinais em operação contemplando todos os equipamentos necessários para o perfeito funcionamento dos sistemas de acordo com as Normas brasileiras de TV Digital há pelo menos 03 meses antes do switch-off;
Distância adequada de outros municípios com geradoras e retransmissoras que permanecerão em operação com seus canais analógicos como forma de prevenir possíveis invasões de sinal.
Eixo Recepção
Responsável por considerar questões referentes ao uso do serviço por parte da população. Este eixo ficará dedicado aos telespectadores. Envolve indústria de equipamentos de recepção e governo. Os critérios deste eixo visam garantir que a população esteja apta a receber o sinal digital na ocasião do teste. Para isto, alguns critérios necessitam ser atendidos:
Responsável por massificar o sinal digital. Envolve os radiodifusores, a indústria de equipamentos de transmissão e o governo. Os critérios deste eixo visam garantir que os sinais digitais cheguem a todas as residências e para isto, a(s) cidade(s) escolhida(s) deve(m) ter:
Todos os canais digitais destinados à localidade consignados, com seus projetos de locais de instalações e equipamentos aprovados e com seus atos de uso de radiofreqüência publicados no Diário Oficial da União;
Todas as estações digitais presentes na(s) cidade(s) com seus sinais em operação contemplando todos os equipamentos necessários para o perfeito funcionamento dos sistemas de acordo com as Normas brasileiras de TV Digital há pelo menos 03 meses antes do switch-off;
Distância adequada de outros municípios com geradoras e retransmissoras que permanecerão em operação com seus canais analógicos como forma de prevenir possíveis invasões de sinal.
Eixo Recepção
Responsável por considerar questões referentes ao uso do serviço por parte da população. Este eixo ficará dedicado aos telespectadores. Envolve indústria de equipamentos de recepção e governo. Os critérios deste eixo visam garantir que a população esteja apta a receber o sinal digital na ocasião do teste. Para isto, alguns critérios necessitam ser atendidos:
A(s) cidade(s) deverá(ão) ter:
Medição de campo das estações instaladas efetuada, de forma a aferir se a cobertura da TV digital está adequada;
no mínimo 90% dos domicílios com TV com pelo menos um dispositivo aptos a receber sinais digitais sejam eles televisores ou set top boxes. Este número será determinado através de uma pesquisa de campo por uma empresa do ramo; (ex.: IBGE, Nielsen)
baixa penetração de TV paga com índices próximos da média nacional de 30%;
Este(s) município(s) não poderá(ão) ser capitais de Estados Brasileiros. Espera-se que ao escolher uma cidade menor, o teste seja mais eficaz e as ações mais direcionadas com suas dimensões controladas;
Eixo Recepção
A população deste(s) município(s) deverá ser de 70 mil a 100 mil habitantes. Municípios com população inferior a 70 mil habitantes não refletirão os possíveis problemas e com população maior do que 100 mil habitantes apresentarão dificuldade de ter todas variáveis e análises sob controle.
A população deste(s) município(s) deverá ser o mais próximo possível representativa da estratificação econômica da população brasileira, de forma a replicar em menor escala o comportamento da mesma durante o processo de desligamento do sinal analógico. Isto subsidiará o planejamento da produção da indústria de recepção.
Eixo Comunicação
Responsável por promover e coordenar todas as ações que visem a distribuição das informações sobre todo o processo para que o piloto seja mais transparente possível à todas as partes interessadas.
Medição de campo das estações instaladas efetuada, de forma a aferir se a cobertura da TV digital está adequada;
no mínimo 90% dos domicílios com TV com pelo menos um dispositivo aptos a receber sinais digitais sejam eles televisores ou set top boxes. Este número será determinado através de uma pesquisa de campo por uma empresa do ramo; (ex.: IBGE, Nielsen)
baixa penetração de TV paga com índices próximos da média nacional de 30%;
Este(s) município(s) não poderá(ão) ser capitais de Estados Brasileiros. Espera-se que ao escolher uma cidade menor, o teste seja mais eficaz e as ações mais direcionadas com suas dimensões controladas;
Eixo Recepção
A população deste(s) município(s) deverá ser de 70 mil a 100 mil habitantes. Municípios com população inferior a 70 mil habitantes não refletirão os possíveis problemas e com população maior do que 100 mil habitantes apresentarão dificuldade de ter todas variáveis e análises sob controle.
A população deste(s) município(s) deverá ser o mais próximo possível representativa da estratificação econômica da população brasileira, de forma a replicar em menor escala o comportamento da mesma durante o processo de desligamento do sinal analógico. Isto subsidiará o planejamento da produção da indústria de recepção.
Eixo Comunicação
Responsável por promover e coordenar todas as ações que visem a distribuição das informações sobre todo o processo para que o piloto seja mais transparente possível à todas as partes interessadas.
O(s) município(s) deverá(ão) ser alvo de campanhas informativas através dos principais meios de comunicação por ele(s) cobertos pelo menos 03 meses antes do desligamento dos sinais analógicos, informando os subsídios aplicados ao custo dos receptores para a população afetada;
O Governo Federal deverá fechar acordos com o Governo Municipal para proverem mecanismos de atendimento e disseminação de informações aos telespectadores, como por exemplo, difundir as informações em escolas da cidade e instituições públicas;
O Fórum SBTVD deverá mapear as necessidades da população do município escolhido para que as ações de comunicação sejam focadas em cada público;
As instituições federais presentes no município, como por exemplo, Caixa Econômica e Banco Brasil, entre outras, apoiarão na comunicação do processo de migração de tecnologia.
Eixo Governança
Responsável por estruturar todo o processo para que os testes sejam realizados de acordo com o planejado. Este eixo terá o governo como direcionador e envolve todas as partes. Espera-se que este eixo atue no município para preparar todo o ambiente para que os testes ocorram. Para isto, deve-se considerar que:
Todas as entidades presentes no(s) município(s) tenham suas solicitações relativas ao processo de implantação do sinal digital atendidas pelo governo. Ex.: Canalização dos canais secundários caso houver, ou qualquer outra pendência do MC;
Todas as entidades presentes nesta localidade tenham fácil acesso aos programas de financiamento do governo através do BNDES;
Haja incentivos fiscais municipal e estadual tanto para radiodifusores quanto para os telespectadores residentes no(s) município(s) escolhido(s) e regiões adjacentes;
Elabore programas de estímulos a aquisição dos televisores digitais e STBs pela população carente residente no(s) município(s) escolhido(s) e regiões adjacentes, como por exemplo, Bolsa “TV Digital”.
Tenha sido alvo de um projeto de difusão do conhecimento (ex.: parcerias com escolas técnicas - CEFET) relacionado aos assuntos de TV Digital como forma de preparar a população para o desligamento.
Sobre a capacidade de implantação do sistema de TV Digital
Todas as entidades presentes nesta localidade tenham fácil acesso aos programas de financiamento do governo através do BNDES;
Haja incentivos fiscais municipal e estadual tanto para radiodifusores quanto para os telespectadores residentes no(s) município(s) escolhido(s) e regiões adjacentes;
Elabore programas de estímulos a aquisição dos televisores digitais e STBs pela população carente residente no(s) município(s) escolhido(s) e regiões adjacentes, como por exemplo, Bolsa “TV Digital”.
Tenha sido alvo de um projeto de difusão do conhecimento (ex.: parcerias com escolas técnicas - CEFET) relacionado aos assuntos de TV Digital como forma de preparar a população para o desligamento.
Sobre a capacidade de implantação do sistema de TV Digital
(Baseado no cronograma proposto pelo MC)
Números Macro
Períodos de Desligamento - 2015
Estações Analógicas Desligadas ao longo de 2015
Divisão por Região
Períodos de Desligamento - 2015
Estações Analógicas Desligadas ao longo de 2015
Divisão por Região
Análises
Estações Desligadas x Momentos
Valores Estimados até o Desligamento x Momentos
Estações Desligadas de Prefeituras x Momentos
Valores Estimados apenas Prefeituras x Momentos
Nível Conhecimento Instaladores Antenas Requerido*
Certificação NR 10 – Segurança Elétricas
Certificação NR 35 – Segurança em Alturas
Cursos de TV Digital – Equipe ativa instalação
Treinamento em equipamentos pesados para suspensão de antenas
Instalação Antenas TV x ERB
Antenas específicas (tilt, sistemas direcionais, etc.)
Equipamentos de trabalho mais pesados
Autorregulação de interferência
Demanda reforçamento de sinal (gap fillers)
Cidades Abaixo de 50 mil habitantes:
Instalações com baixo grau de complexidade
Não requer contratação terceiros (maioria dos casos)
Conclusões
Cidades entre 50 e 200 mil habitantes:
30 equipes ≈ 4.63 anos
Considerando um cenário otimista (30 equipes):
Considerando que já existem 300 estações prontas:
A partir de 2015, se nada fizéssemos, demoraríamos 8 anos (2023).
Se iniciássemos em Julho as instalações restantes, terminaríamos em 2021.
Considerações Adicionais
Supondo que a indústria atenda a entrega de antenas e transmissores, ainda existiriam as seguintes implicações:
Ampliação de área
Reforço de torre
Sistemas de ar condicionado
Infraestruturas compartilhadas
Prefeituras (regulamentação de canalização não foi feita)
Licença ambiental
Estações Desligadas x Momentos
Valores Estimados até o Desligamento x Momentos
Estações Desligadas de Prefeituras x Momentos
Valores Estimados apenas Prefeituras x Momentos
Nível Conhecimento Instaladores Antenas Requerido*
Certificação NR 10 – Segurança Elétricas
Certificação NR 35 – Segurança em Alturas
Cursos de TV Digital – Equipe ativa instalação
Treinamento em equipamentos pesados para suspensão de antenas
Instalação Antenas TV x ERB
Antenas específicas (tilt, sistemas direcionais, etc.)
Equipamentos de trabalho mais pesados
Autorregulação de interferência
Demanda reforçamento de sinal (gap fillers)
Cidades Abaixo de 50 mil habitantes:
Instalações com baixo grau de complexidade
Não requer contratação terceiros (maioria dos casos)
Conclusões
Cidades entre 50 e 200 mil habitantes:
30 equipes ≈ 4.63 anos
Considerando um cenário otimista (30 equipes):
Considerando que já existem 300 estações prontas:
A partir de 2015, se nada fizéssemos, demoraríamos 8 anos (2023).
Se iniciássemos em Julho as instalações restantes, terminaríamos em 2021.
Considerações Adicionais
Supondo que a indústria atenda a entrega de antenas e transmissores, ainda existiriam as seguintes implicações:
Ampliação de área
Reforço de torre
Sistemas de ar condicionado
Infraestruturas compartilhadas
Prefeituras (regulamentação de canalização não foi feita)
Licença ambiental
André, esta ultima questão da industria de infra-estrutura, não é problema!
ResponderExcluirTemos capacidade de atender a demanda, sem precisar de qualquer coisa...
A unica coisa que pega realmente é as questões burocráticas de MC e PM.