domingo, 28 de julho de 2013

Chromecast, novo dispositivo Google para TV vende todo o estoque.


Novo rival do Google para Apple TV, Chromecast esgota nos EUA

Dispositivo do tamanho de um pen-drive que pode ser conectado à TV para reproduzir vídeos da internet já está indisponível em sites de comércio eletrônico
O Chromecast, novo dispositivo do Google que permite reproduzir vídeos da internet em TVs, já está esgotado nos sites de comércio eletrônico dos Estados Unidos, entre eles Amazon e Google Play, menos de um dia após o lançamento do produto. Vendido por US$ 35 (cerca de R$ 78), o dispositivo aparece como "temporariamente esgotado" nos dois sites. O produto ainda está disponível na Best Buy, mas com entrega prevista para agosto





.Com o novo produto, desenvolvedores são convidados a incluir o botão "Cast" em seus aplicativos, o que já acontece com o aplicativo do YouTube e do Netflix, por exemplo. Ao clicar no botão, o sistema localiza o dispositivo Chromecast conectado à TV e dá as orientações para o sistema do aparelho, uma versão simplificada do ChromeOS, para que ele busque o conteúdo escolhido diretamente no servidor e reproduza na TV.

Anunciado na última semana, o Chromecast é um pequeno computador que roda Chrome OS e se conecta a qualquer TV com HDMI. Superficialmente, ele é muito parecido com as dezenas de PCs Android em forma de pendrive que já existem no mercado. No entanto, em vez de reproduzir conteúdo local na TV, ele apenas faz streaming, exatamente como o Nexus Q, a antiga central de mídia do Google, em formato de bola, apresentada durante a conferência Google I/O de 2012.


A parte mais interessante do Chromecast é que ele reproduz, na TV em que estiver conectado, o conteúdo que aparecer num browser Chrome de qualquer dispositivo pareado com o Chromecast. Na prática, a partir do laptop, smartphone ou tablet, é possível exibir conteúdos web na TV e rodar vídeos de serviços online, como YouTube e Netflix.

Um dos fatores responsáveis pelas rápidas vendas do Chromecast é o fato do gadget custar apenas 35 dólares nos Estados Unidos. O dispositivo é visto como um esforço do Google em ganhar a atenção das pessoas enquanto elas assistem TV. Assim, o Google poderia ganhar mais este mercado.

O Chromecast representa a segunda tentativa do Google de entrar no mercado de TVs. A primeira foi a plataforma Google TV, que está presente em TVs e set-top boxes de fabricantes como Samsung, LG, Sony e Logitech.

O produto, contudo, não atraiu grande público e poucos desenvolvedores para criar aplicativos para a plataforma, baseada no sistema operacional Android. O Google não informou se continuará a investir em produtos com Google TV após o lançamento do Chromecast.

fonte:
iG São Paulo | 25/07/2013 10:12:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário