sábado, 25 de janeiro de 2014

Empresas anunciam BANDA LARGA mais rapida do mundo.


Empresas testam banda larga que transmite 44 filmes por segundo

Com informações da BBC - 

A transmissão com luz torcida parece mais promissora, embora ainda esteja em estágio de laboratório.[Imagem: Wang et al./Nature Photonics]


Duas empresas de telecomunicações afirmam ter alcançado "as velocidades mais rápidas do mundo" na transmissão de dados.

Os testes, que foram realizados em Londres, criaram uma "via expressa" na rede de banda larga convencional.

A Alcatel-Lucent e a BT disseram ter transmitido 1,4 terabyte por segundo, o equivalente a 44 filmes em alta definição por segundo - sem necessidade de nenhum tipo de compactação dos dados.

Segundo as empresas, a técnica permitiu um ganho de 42,5% na eficiência do uso da rede.



Os testes foram feitos em cabos de fibra óptica entre a torre da BT em Londres e a cidade de Ipswich, que fica a 410 quilômetros de distância.

A técnica consistiu em estreitar as "vias" usadas para transmitir dados na fibra óptica, abrindo espaço para uma "via expressa", onde os dados podem trafegar mais rapidamente.

Apesar do aparente sucesso - os técnicos afirmam que os dados foram enviados sem erros - as empresas não têm planos imediatos para oferecer esse serviço no mercado. Para as empresas, a importância do teste foi o fato de ele ter sido todo feito com a infraestrutura já existente, sem necessidade de investimentos adicionais.

Recentemente, pesquisadores suíços anunciaram o desenvolvimento de uma técnica simples que coloca 10 vezes mais dados nas fibras ópticas, sem estreitar as "vias", o que eventualmente pode reduzir o risco de erros de transmissão.



Ainda em estágio de desenvolvimento, transmissões usando luz torcida atingiram 2,5 terabits por segundo, quase o dobro da velocidade alcançada agora pelas duas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário