domingo, 5 de janeiro de 2014

CES: TV Digital movel tem novo sistema nos EUA


CES: LG anuncia sistema de TV digital móvel para os Estados Unidos
IDG News Service/Japão


Usuários poderão assistir sua programação preferida com sinais de alta qualidade, mesmo quando em automóveis a até 225 km/h.

A LG lançará um protótipo de sistema de TV digital móvel nos Estados Unidos ainda este ano. O Mobile Pedestrian Handheld (MPH) entregará sinais de alta qualidade a automóveis que viajam por até 225 km/h, afirmou a empresa no domingo (06/01), na feira de eletrônicos CES.

O sistema permitirá que os usuários assistam sua programação favorita em quaisquer locais onde o MPH é oferecido.


“O MPH envia um ou mais canais de TV móvel utilizando uma pequena parte do sinal ATSC de 19,4 Mbps (Megabits por segundo) para que as torres de TV possam transmitir os sinais de TV móvei junto ao canal HDTV já existente”, afirmou o presidente e Chief Technology Officer (CTO) da LG, Woo Paik.

Ao utilizar canais HDTV que já existem, não é preciso investir em espectros de frequência para lançar um serviço diretamente móvel. Esta ação tem potencial para ser um grande ponto para as vendas desta tecnologia.

Outros sistemas, como o VCast da Verizon e outros baseados na tecnologia européia DVB-H, precisam de espaço extra de frequência e investimentos em redes.




O sistema é um dos poucos que competem com o padrão de TV móvel nos EUA.

A LG deve demonstrar a tecnologia nesta segunda-feira (07/01) durante a feira CES. O sistema será apresentado com uso em celulares, sistemas de navegação portáteis e laptops.

Atualmente, o MPH está sendo testado pela emissora KVCW, em Las Vegas. A fabricante de áudio automobilístico Kenwood demonstrará ainda um sistema automotivo com o MPH incluso.

Como comentario a este texto da IDG/Japao, acrescento o fato de que o sistema adotado no peoprio Japao, Brasil, e mais 14 paises no mundo, o ISDB-T, desde o inicio em 1999 adota o sistema de modulacao BST-OFDM que permite a transmissao especifica dentro da propria banda para receptores moveis e portateis.



Assim esta novidade nos EUA so vem a evidenciar o acerto da adocao do sistema pelo Brasil em 2006. Nao apenas a escolha por padroes mais desenvolvidos a epoca , como o Codec MPeg-4, audio AAC-3, TS de 30 frames como a oferta de um middleware mais completo como o Ginga com sua ponte IP/Broadcast e possibilidade de interatividade audio-visual com canal de retorno, base do projeto da EBC, Brasil 4D ja testado em Joao Pessoa, na Paraiba e com inicio de testes no DF a partir de 15 de fevereiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário