quinta-feira, 18 de abril de 2013

H-265 ou HEVC. Um novo código para por mais dados em menos espaço e com mais qualidade em TVs e em celulares.

Quando a Samsung, em março deste ano,  a  empresa coreana de tecnologia revelou seu novo smartphone de ultima geração, o Galaxy S4, a maioria dos aficionados sul-coreanos focaram sua atenção neste dispositivo de cinco polegadas de espessura,  1920 x 1080 pixels na tela, seu processador-mãe quad-core   e sua câmera fotográfica digital de 13 megapixels.

Muito impressionante, sem dúvida, mas apenas etapas incrementais na  corrente evolução dos smartphones. Mais inovador, com certeza,  são as promessas de implantação da tecnologia conhecida como HEVC nestes aparelhos integrados.

HEVC é a abreviatura para High Efficiency Video Codding, ou Codificação de Vídeo de Alta Performance. É, na verdade, o sucessor para a tecnologia utilizada permitir a disponibilização de videos empacotados nos discos com tecnologia Blue-Ray e distribuída em irradiações de TV digital em Alta Definição em todo o mundo. O padrão atual é o H.264 ou MPEG 4 ou ainda Advanced Video Coding  (AVC).


Então não será nenhuma surpresa  se o HVEC  tornar-se em breve conhecido como H.265, ratificando a versão deste padrão no final de 2012.  Isto, verdadeiramente, é só uma formalidade. A União Internacional de Telecomunicações, UIT, em cujo registros e recomendações repousa a série H e seus parceiros nas questões audiovisuais, o ISO/IEC Moving Picture Experts Group (MPEG) já deram, ambos sua aprovação ao HEVC. 

Isto significa que que montadoras como a Samsung e fabricantes de chips como a californiana Broadcom, provedores de conteúdos como a Orange France além dos operadores de serviços de telefonia móvel como a NTT DoCoMo do Japão podem anunciar produtos com sa incorporação da tecnologia HEVC resguardado na ciência de que este standard terá ainda que ser complementado em alguns poucos detalhes.

O estágio atual do H.265 levou três anos para se configurar, embora o trabalho exploratório na evolução do H.264 datem de 2004. Isto mostra como a decisão sobre a escolha do código de compressão de vídeo da TV Digital no Brasil foi acertada pois escolheu em primazia em todo o mundo  o uso desta tecnologia, aquele momento  inovadora, já em 2006. 

Só para conhecimento:  o H.265 entregará um frame (quadro) com a mesma qualidade de percepção pela visão humana, mas usando apenas 50% do volume dados transmitidos acrescidos do uso de apenas 50% do  espaço de banda original. 

H.264  pode facilmente despejar imagens na resolução 1920x1080  pixels na velocidade de 30 frames por segundo em modo progressivo, isto é, frame a frame, mas não suportaria as resoluções em 4K  com 3840x2160 pixels e definitivamente deixado de lado quando se trata de resoluções em 8K com 7680x4320 pixels, padrão definido como Ultra HD Pictures (Videos em Ultra Alta Definição)

Para este avanço está concebido o padrão HEVC ou , como queiram MPEG5  ou H.265 que deverão tornar acessíveis estas resoluções para todos os dispositivos, sejam telefones celulares conectados através da tecnologia 4G LTE, sejam tablets ou aparelhos de Televisão Digital.

A revolução digital não para. A Nova ordem tecnológica está sendo implantada e resta saber se para o uso da melhora das reações sociais em todo o mundo, diminuindo diferenças, oferecendo conhecimento e informação ou se apenas se está pensando nos negócio em si.

Siddhartha Gautama estava certo. O caminho perfeito é o do meio.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário