terça-feira, 10 de setembro de 2013

TV 4K já é certeza no mercado em 2014.


Feira de tecnologia garante que sua próxima TV será de ultradefinição


 Bensch/Reuters

Se levado em conta o clima da feira IFA 2013, realizada em Berlim (Alemanha), você certamente vai considerar a tecnologia de ultra-alta definição na hora de trocar o aparelho de TV. Com perdão da rima, só dá 4K. Todos os grandes fabricantes apresentaram televisores desse tipo e nota-se um esforço para estimular a produção de conteúdo compatível (lançamento de smartphones e câmeras que gravam nesse formato, por exemplo).

Se você ainda não conhece seu próximo objeto de desejo, aqui vai uma breve explicação. O 4K corresponde a quatro vezes o Full HD. Enquanto a alternativa já popularizada (e que talvez você ainda nem tenha acabado de pagar) exibe imagens em 1.920 pixels x 1.080 pixels, a nova aposta do mercado oferece 3.840 pixels x 2.160 pixels.

A mudança pode até ser explicada em texto, mas o telespectador só entenderá mesmo a ultra-alta definição quando estiver em frente a uma dessas supertelas. A grosso modo, o 4K equivale a colocar óculos quando se está assistindo à TV. As cores ficam muito vivas, brilhantes e até mais verdadeiras que a própria realidade. A vida parece melhor em 4K, e os fabricantes estão aí para lucrar com isso.


Feira alemã aposta alto em TVs de ultradefinição; conheça os modelos

Os lançamentos exibidos na feira de IFA 2013, realizada em Berlim (Alemanha), indicam que sua próxima TV será de ultradefinição -- e sempre conectada à internet, claro. A maioria das novidades oferece essa tecnologia, também chamada de 4K ou UHDTV (TV de ultra-alta definição), que corresponde a quatro vezes o Full HD. Enquanto a alternativa já popularizada tem 1.920 pixels x 1.080 pixels, a aposta do mercado oferece 3.840 pixels x 2.160 pixels. Confira a seguir algumas das novidades apresentadas no evento Michael Sohn/AP

Não faltaram na IFA 2013 lançamentos relacionados à tecnologia - a ultra-alta definição estava presente em edições anteriores do evento, mas agora o clima é de "já ganhou". O mercado parece convencido que o consumidor, hipnotizado por cenários tão nítidos e vibrantes, topará pagar uma boa quantia de dinheiro e abrir espaço na sala para ter acesso a essa nova realidade.

LG, Panasonic, Philips, Samsung, Sony e Toshiba mostraram alternativas que chegam facilmente à casa de dois dígitos (em milhares de euros!) e não ocupam menos que 55 polegadas.



Como o 4K não é mais um diferencial – mas aparentemente uma obrigação -, as companhias focam nos detalhes para se diferenciar. Há modelos curvados (que prometem mais "imersão") e uma grande oferta de recursos associados à internet na própria TV, por exemplo.

A falta de conteúdo que explore visualmente as novas possibilidades ainda é um problema. As empresas tentam minimizá-lo com tecnologias que dão um "upgrade" nas imagens Full HD, criando assim uma espécie de 4K não nativo.

Surgem também aparelhos que fazem capturas com essa definição. Na própria IFA, a Samsung anunciou o smartphone Galaxy Note 3 com esse recurso, e a Acer fez o mesmo com o Liquid S2. Já a Sony apresentou uma câmera da família handycam, voltada a usuários não profissionais, que chegará ao mercado em novembro por 4.500 euros (cerca de R$ 13,7 mil). Bem-vindo à realidade do 4K. 


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