quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnaval terá TV Digital em Ultra Alta Definição.

O Itamaraty, através da embaixada brasileira em Tóquio, informa que, por iniciativa da rede de televisão japonesa NHK e da Rede Globo serão realizados durante o  Carnaval no Rio de Janeiro,  testes de transmissões de TV Digital  em UHDTV (Ultra High Definition Television) 

Serão gravações experimentais voltadas para a cobertura do Carnaval Carioca 2013 utilizando esta nova plataforma tecnológica para TV digital desenvolvida pela rede de televisão estatal do Japão.  

 As gravações utilizarão novos parâmetros de transmissão que servirão para a promoção deste novo padrão de TV Digital que proporciona definição de 7680 por 4380 pixels (pouco mais de 33 megapixels). Atualmente, as televisões de alta definição proporcionam definição de 1980 por 1080 pixels (02 mega pixels). Dá para imaginar a diferença de qualidade das transmissões de vídeo e de aúdio em UHDTV com 4.000 vezes mais definição do que o HD? 

O padrão japonês cujo nome comercial é "Super Hi-Vision" foi o primeiro a ser homologado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) em agosto de 2012 . A aprovação deu inicio à estratégia de promoção política e comercial do "Ultra-High Vision" voltada a conquistar apoio de importantes mercados consumidores em torno desta nova tecnologia.

Ante a aproximação entre as empresas de radiodifusão nipônicas e brasileiras, é claro que estes testes deverão ser objeto de discussão a ser aproveitado no desenvolvimento do sistema UHDTV no âmbito do Grupo de Trabalho Conjunto¨Brasil/Japão de TV Digital (GTC) criado com a adoção do sistema ISDB-T pelo Brasil em 2006. 

A idéia é que, como já tem acontecido, a NHK possa repasse a experiência em pesquisa e desenvolvimento das tecnologias de comunicação voltadas para o avanço das bases cientificas com vistas ao futuro da TV Digital com o intuito de disseminar o que seria o ISDB-T2  para todas as emissoras brasileiras e dos países adotantes do ISDB-T, assim como para as empresas produtoras de dispositivos de transmissão e recepção de televisão.

Cabe a pergunta. Enquanto estamos trabalhando as dificuldades de migração do sistema analógico para o de Alta Definição Digital (HD) na TV Brasileira e com as incertezas dos cronogramas referentes ao apagão obrigatório, quando será que  esta tecnologia UHDTV que amplia em 4.000 vezes o sinal transmitido em HD chegará aos lares brasileiros?

Mas, claro, vale a experiência com o novo mesmo que não saibamos ao certo se será algum dia implantado em massa em razão inclusive da velocidade com as tecnologias estão sendo substituídas hoje em dia, queimando etapas.

Melhor explicando: até 2021, com testes previstos para a Olimpíiada do Rio em 2016, está prometido a oferta comercial de transmissão no sistema 8K, ou seja, com definições 8.000 vezes mais definição. É possível que do HD, a partir de 2021, o Brasil vá direto para o 8K. 

São especulações, claro,  baseadas na concretude destas experiências.
Até se tornaram realidade nas salas de estar das pessoas comuns vai ai uma enorme distância.
E até porque eu não tenho bola de cristal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário