domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bolsa Família e TV Digital Interativa. Casamento vai muito bem, obrigado!

Estão chegando os primeiros dados dos consultores do Banco Mundial referentes ao projeto piloto de TV Digital Pública Interativa que a EBC, três universidades e sete empresas estão realizando em João Pessoa , Paraíbas, junto a 100 residências cadastradas no programa Bolsa Família. 

Apesar de alguns pequenos contratempos, todos os 100 conversores de sinal digital foram instalados em quatro bairros da periferia, todos com alto índice de pobreza e violência. O apoio dado pela Prefeitura de João Pessoa e suas assistentes de saúde aliado ao empenho dos professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba tem sido vital para que questionários possam ser respondidos in loco pelos moradores- beneficiários.



Igualmente as antenas instaladas nas casas, sejam externas ou internas, de acordo com a recepção do sinal que estamos monitorando com a aplicação da Intacto se soma a precisão da implementação de programas pela TOTVS.  

As residências, todas elas, receberam gratuitamente e esta é máxima deste projeto, tudo sem custo para os participantes, conexões de 3G da Oi!. E , apensar da necessidade de consolidação das informações, os indícios foi o do aumento do trafego de chamadas dia a dia sem qualquer notícia de qualquer incidente como queda de sinal, etc. 

Evidentemente que devemos agradecer e muito as empresas ETV que trabalhou em conjunto com todos os especialistas para diminuir as questões de latência (tempo entre a escolha dos videos interativo a serem usados pelo público e sua efetiva disponibilização na tela da TV) para que não houvesse muita espera e criasse o desinteresse das pessoas em utilizar os serviços públicos oferecidos pelos videos interativos, acostumados todos a ligar a TV e imediatamente receber a informação procurada. 

Iniciou-se com uma demora do carregamento dos aplicativos interativos de 2' a 2:30'.  Agora já chegamos 37". Mas vamos melhorar ainda mais mais.  

E especialmente citar a regularidade e qualidade do equipamento da D-Link que cedeu os conversores de sinal digital ( Set Top Box ), aquelas caixinhas que levam consigo todos os componentes necessários para a transmissão do sinal digital, mesmo que acoplada a um TV analógica mais antiga. Visto no primeiro dia de instalação com um 'brinquedinho" maravilhoso a que nunca tiveram acesso, os conversores passaram a fazer parte do cotidiano da vida deste grupo social  com seu uso amentado dia a dia. 

E, lógico, os agradecimentos devem ser estender a HARRIS que emprestou o transmissor digital e a MECTRONICA que emprestou a antena digital. Sem estes dispositivos fundamentais, como todos sabem, não haveria projeto.

Aguardando o primeiro balanço parcial do projeto a ser realizado para a apresentação dos dados ainda incompletos do projeto como um todo, pelos consultores do Banco Mundial, gostaríamos de citar ainda  o apoio inconteste da Câmara dos Deputados, que nos cedeu o canal ( graças a sustentação legal dada pelo grupo do Secretário Genildo Lins do Ministério das Comunicações ) e a Câmara dos Vereadores de João Pessoa pelo cessão dos local onde está a torre e central de transmissão.

Por fim, uma reverência especial as três universidades participantes do projeto piloto da TV Digital Pública Interativa: a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Católica de Brasilia e a Universidade Federal da Paraíba.



Sem eles seria impossível criar os videos interativos,  muito distintos dos chamados aplicativos interativos que pela primeira vez na história da TV Brasileira testou conteúdos baseados em linguagem de televisão com o objetivo de melhorar o entendimento, a usabilidade e os resultados com o uso destes produtos com serviços sociais diversos para medirmos a real melhoria da qualidade de vida da população.

Um comentário:

  1. Porque se utilizou um canal exclusivo para este tipo de teste? Como faço para ter acesso ao escopo do projeto?

    ResponderExcluir