quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Capitulo 3: A montagem dos equipamentos nas casas dos beneficiarios do programa "Brasil sem Miséria" em João Pessoa, PB.


Nesta terceira publicação sobre o piloto da TV Digital Pública Interativa que está se realizando em João Pessoa, Paraíba, com 100 familias beneficárias do programa "Brasil sem Miséria", apresentamos o relatório produzido pela jornalista Madrilena Feitosa coordenadora executiva do projeto junto a Universidade Federal da Paraíba.

Relatório operacional 
"...Graças a uma força-tarefa que realizamos dias 21 e 22 de dezembro (sexta-feira e sábado), com a equipe de estudantes do Núcleo Lavid e alguns profissionais, concluímos a instalação dos set-top boxes e antenas nos bairros de Colinas do Sul e Cristo Redentor, em João Pessoa. 


 Seguindo orientação das assistentes sociais que atuam no Programam Bolsa Família, em Mandacaru, suspendemos a instalação naquele bairro, dia 21, tendo em vista o recrudescimento da violência em fins de semana e neste período de final de ano. Temendo pela segurança dos estudantes/instaladores, suspendemos a "operação", na sexta-feira, 21. Dessa forma, elegemos dia 08 de janeiro como data para fecharmos o trabalho em Mandacaru.
A receptividade às equipes foi muito boa, em geral, no Cristo e Colinas do Sul/Gramame. Uma reação muito comum e positiva, na maior parte das famílias, foi quanto à evidente melhora da qualidade da imagem, após a sintonia do sinal da TV Câmara, canal 61.3. Quase  100 por cento das famílias têm os antigos aparelhos de tubo e recebiam, em casa, apenas o sinal analógico. Agora, eles assistem, em muito melhor resolução, o novo canal (TV Câmara, 61.1, 61.2 e 61.3)), além da Record e Globo, que já estão com transmissão digital, na capital da Paraíba.
WENDER  e equipe de transmissão: os estudantes/instaladores reportaram alguns problemas para sintonizar o sinal da TV Câmara. Os maiores problemas foram no bairro Colinas do Sul/Gramame. Em geral, eles sintonizavam mais rápido o sinal da Record e Globo digitais.  Acho que temos que fazer um acompanhamento mais sistemático do alcance do sinal nos três bairros incluídos no projeto, pois disso também depende, e muito, o sucesso da nossa iniciativa.

Abaixo, um resumo das atividades.

INSTALAÇÃO CRISTO REDENTOR:
Total de casas: 32
Total de instalações: 27 casas
02 famílias mudaram de endereço.
02 Casas não foi possível capturar o sinal
Dias de instalação: 14, 17, 18, 21 e 22 de dezembro.

INSTALAÇÃO COLINAS DO SUL/GRAMAME:
Total de casas: 33
Total de instalações: 24
03 donas de casa não se encontravam na residência durante a visita.
03 famílias mudaram de endereço.
01 família não tinha energia em casa.
01 família tinha aparelho de TV sem entrada de video.
01 família aparecia duas vezes na lista
02 Casas não foi possível capturar o sinal
Dia de instalação: 22 de dezembro.

RELATORIO INSTALAÇÕES em 2013

Retomamos dia 08 de janeiro e a equipe conseguiu visitar cerca de 50 por cento das casas de Mandacaru. No próximo dia 17 deveremos concluir o restante em Mandacaru. Instalaremos também os equipamentos remanescentes nos bairros de Colinas e Cristo..."
Na proxima publicação estaremos relatando a pesquisa dos consultores do Banco Mundial referentes a avaliação critica e relatório econográfico deste projeto. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário