terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Capitulo 2 . O projeto piloto da TV Pública Interativa

Nesta publicação apresento um sumário da execução operacional do piloto da TV Pública Digital Interativa que esta sendo realizado em João Pessoa, Paraíba com telespectadores escolhidos entre 100 famílias beneficiárias do programa Brasil sem Miséria.

A Transmissão do sinal digital, monitorado a partir do site da Câmara de Vereadores de João Pessoa, foi realizada a partir do canal digital 61 da Câmara dos Deputados. Participaram desta fase as empresas Harris que emprestou o transmissor digital, a Mectrônica que emprestou a antena irradiante, a EiTV, com o sistema de ativação de dados.



Inicialmente os engenheiros da EBC trabalharam na preparação elétrica da sala de transmissão. O quadro de distribuição foi montado com um disjuntor trifásico de 100A e usados cabos de 10mm² para ligação deste disjuntor ao transmissor  e às réguas de alimentação do rack de controle e monitoração de sinal e da interatividade. 

Foram ativados os equipamentos responsáveis pela recepção, processamento e monitoração dos sinais da 
TV Brasil e posto em ação o PLAYOUT , equipamento responsável pela geração da interatividade no canal de testes. 

Os técnicos da Mectrônica, empresa responsável pelo sistema irradiante, executaram a montagem da antena e passagem do cabo de RF entre a sala de transmissão e a torre. Foram montadas as linhas rígidas dentro da sala de transmissão interligando o transmissor em si, o patch de RF, a antena transmissora e a carga fantasma, dispositivo emprestado pela empresa SPINNER. 

Após a conclusão destas etapas, cuja base de energia esteve por conta de um transformador de 225KVA, técnico da empresa EiTV, remotamente, via Team Viewer acessaram e configuraram a interatividade no sistema de transmissão. Em seguida deu-se a instalação de receptor de satélite com saída SDI-embedded. Com a ativação deste receptor, uma placa conversora de sinais, antes utilizada na recepção da TV Brasil, pode ser aproveitada para a transmissão do sinal da TV Câmara .

Assim foram configurados no canal 61 UHF a transmissão das seguintes programações: TV Brasil que passou a ser sintonizado no segmento 61.1; TV Câmara que passou a ser sintonizado no segmento 61.2; O segmento de serviços interativos, que passou a ser sintonizado pelo segmento 61.3; e por fim o segmento 61.1SEG dedicado a reecpção móvel e sem acesso ao conteúdo interativo. 

Na próxima postagem daremos continuidade a este tour pelo projeto piloto da TV Pública Digital Interativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário