quarta-feira, 25 de junho de 2014

VHF de alta. A TV Digital pode ter sua expansao por ai.

O que fazer quando nao ha espaco disponivel no espectro radioletrico para abrigar canais de TV em UHF? Seria utilizar a banda de VHF de alta?

O que realmente preocupa é que em outros 96 municípios, segundo a Anatel, há falta de um canais livres para a operação de realocação  Nestes casos, excepcionalmente, a solução seria a migração para os canais de 7 a 13 do VHF de alta, possibilidade prevista na Norma Técnica 1/2010 do Ministério das Comunicações.
É importante ressaltar que não existem transmissores de sinais digitais para TV em VHF alto (canais 7 a 13 ) fabricados no Brasil exatamente por não haver demanda nem o serviço especifico destinado pelo MC e Anatel. Empresa europeias como as italianas "Onetastic" ou "Screen Service" ou mesmo a alema "Rhode and Schwartz" tem estes equipamentos e poderiam ser contatadas para estes testes em território brasileiro. 

O Ministerio iniciou em colaboracao com a EBC testes na cidade satelite de Gama, no Distrito Federal ainda nao divulgados. Mas e preciso expandi-los. Leva-los a Sao Paulo, Rio de Janeiro, etc. Ver o seu comportamento em situacoes criticas. Diga-se de passagem, esta sempre foi a conduta no Brasil para o desenvolvimento da TV Digital . Testar performances em cenarios complexos.

Igualmente existe homogeneidade na oferta de televisores digitais com  tuners (sintonizadores de canais )  que alcançam, esta faixa. O mesmo se da com os  conversores (Set Top Box) com sintonizadores a partir do canal 07 e indo até o canal 68, estão a disposição dos compradores no mercado. 

Com as regras estabelecidas para a faixa de 700MHz, cujo leilao se avizinha, a faixa para o uso de sinais de TV Digital iria da faixa de VHF a partir do canal 7 ate o canal 51 em UHF.
Entretanto, o mesmo não se dá com os celulares. A escolha do sistema nipo-brasileiro conferiu ao nosso sistema de TV Digital a possibilidade de enviar o sinal de TV Digital diretamente para celulares, (sistema de modulacao One Seg)  sem passar por qualquer rede de telecomunicações, portanto, mantendo o mesmo modelo de negocio das TVs fixas, ou seja, a gratuidade na recepção pelas audiências. Os celulares, fabricados no Brasil com estas características, não têm sintonizadores na faixa de VHF de alta. Começam pelo UHF, canais 14 a 68.

No Japão e na Coréia este serviço é utilizado em VHF de alta. Portanto não haveria necessidade de se haver qualquer política de P&D para desenvolvimento desta tecnologia, pois os footprints (etapas de produção) já existem. Bastaria que a o governo estabelecesse nesta etapa um processo de política industrial para o setor focando nestas nomenclaturas técnicas e concedendo benefícios para sua produção no País com a devida cláusula de obrigatoriedade na norma de regulamentação do serviço

Testes do Instituto Mackenzie em São Paulo mostram que a cobertura em VHS é maior que a do UHF. E que o ruído comum a essa faixa no sinal analógico praticamente desaparece no sinal digital. O único problema fica por conta de um pequena interferência que alcança as emissoras de FM, resolvido plenamente com o uso de filtros.

Repito, há que se fazer testes, ressaltamos,  em diversos cenários para se ter certeza desta ação do sinal da TV Digitalem VHF de slta. Inclusive para perceber como se comporta a interatividade nesta banda de frequencia. 

Teremos um longo caminho pela frente. Mas auspicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário