terça-feira, 29 de outubro de 2013

TV Digital e smartphones serao questoes do PNAD


PNAD terá questões sobre TV digital e celulares com web
Fase de coleta de dados da PNAD se encerra no fim de dezembro. Até lá, cerca de 2 mil entrevistadores identificados visitarão casas selecionadas para pesquisa



Getty Images



Criança com tablet: pesquisa verificará se domicílio possui tablet, qual o dispositivo usado para acessar a internet e qual o tipo de conexão 

A coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 começou em alguns estados, mas a largada oficial será dada nesta terça-feira, 29, em todo o Brasil.

Entre as novidades, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão as questões sobre a recepção de sinal digital para televisores, o uso de celulares para acesso à internet e, pela terceira vez, a segurança alimentar.

Serão visitados mais de 150 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal para levantar dados sobre emprego, rendimento, saneamento básico, educação e alfabetização, demografia, migração e bens duráveis existentes nas residências, entre outros temas.



"É preciso estimular a população a atender o IBGE, pois é a partir dessas informações que se constrói o cenário para a formulação de políticas públicas", ressalta o coordenador de Trabalho e Rendimento do instituto, Cimar Azeredo.

A fase de coleta de dados da PNAD se encerra no fim de dezembro. Até lá, cerca de 2 mil entrevistadores identificados visitarão as casas selecionadas para a pesquisa. Os resultados serão divulgados a partir de setembro.

TV digital

Pela primeira vez, a PNAD investigará questões sobre a posse e quantidade de televisores, discriminando se são de tela fina ou tubo, bem como se o domicílio tem TV por assinatura, antena parabólica e recepção de sinal digital nos aparelhos.



Essas informações darão mais subsídios para a adoção do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pelo Ministério das Comunicações, e o consequente desligamento do sinal analógico de TV aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário