quinta-feira, 14 de março de 2013

O rádio como conhecemos e o rádio na WEB, são a mesma coisa?.

O Rádio transmitido por ondas hertzianas tem sido um elemento difusor de informação ao longo destes últimos 90 anos. As características desta irradiação de sons, palavras e música com seu imediatismo, instantaneidade, mobilidade e sensorialidade, emprestam a este veículo de comunicação sonoro uma singela e vibrante resposta de públicos numerosos que atendem a seus apelos de modo simultâneo.

O Rádio, considerado como plataforma organizada por conjuntos de formatos e programas sonoros, pode se valer, das tecnologias que utilizam protocolos de Internet, já que a rede mundial WEB pode hospedar dados, áudios e vídeos que podem ser oferecidos aos internautas em tempo real através dos pacotes de dados conhecidos por streaming ou mesmo permanecer a disposição em qualquer tempo, residentes nos sites e portais sonoros referenciais.

(Google Images)
Mas a fonte destes sinais continua, em sua grande maioria, sendo as transmissões radiodifundidas pelo ar.

A oferta de dispositivos que utilizam Internet de alta velocidade com tamanho reduzido permitindo a mobilidade e a portabilidade como celulares e smartphones, tem criado em toda a audiência, radiodifusores e na indústria eletroeletrônica a ideia que tais equipamentos conectados a Internet vão aos poucos substituir o ecossistema radiofônico disseminado entre torres e que chega diretamente a casa das pessoas.

Pode ser.

Mas seria necessário que todos tivessem seu provedor de Internet com disponibilidade de um tráfego de alta velocidade. Isto custa dinheiro. E ainda não se conseguiu que a geração de sinais sonoros diretamente ao público por protocolos de Internet chegue ao mesmo tempo para todos, por falta de infraestrutura que a suporte.

O Rádio por IP (Internet Protocol) ainda é um produto para quem pode pagar.

Um comentário:

  1. Disse tudo. "O Rádio por IP (Internet Protocol) ainda é um produto para quem pode pagar."

    ResponderExcluir